quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

A LEITURA É O MELHOR CAMINHO PARA ADQUIRIR CULTURA.

Tenho que admitir o meu pecado da inveja. Mas, como eu admiro estas pessoas que, tem o bom hábito da leitura. E como ela é importante. Como abre a nossa cabeça. Infelizmente, tomei o gosto pela leitura com quase cinquenta anos. Quanto tempo perdi! Exatamente por ter esta experiência, procuro incentivar ao máximo, para que todos tomem gosto pela leitura. Principalmente quem é professor(a) e os estudantes que pretendem entrar numa faculdade. Cultura é fundamental e isto a gente só adquiri com a leitura.

Olá queridos amigos,

Eu tenho um grande amigo com uma cultura fenomenal. Ele publicou uma lista de 500 livros para leitura. Talvez os amantes dos livros já tenham lido todos eles, mas fica a dica para divulgação.


Abraços a todos,
Lucinda

7 comentários:

  1. Olá Lucinda,


    Agradeço muito o compartilhamento e fui fazer o teste da minha ignorância. Da lista proposta pelo seu amigo já li todo o conteúdo de:
    4 livros de Clarice Lispector (tenho um projeto paralisado de ler toda a obra dela, já li mais livros dela que não foram citados)
    3 de Machado de Assis
    1 de José Lins do Rego (presente de meu pai)
    1 Graciliano Ramos
    1 Gabriel García Márquez
    1 Lygia Fagundes Telles
    1 Jorge Luis Borges
    1 Franz Kafka
    1 Cecília Meireles
    1 Manuel Bandeira
    1 Ítalo Calvino


    Senti falta de livros e de autores que não constaram na lista e só de curiosidade gostaria de saber em qual área de conhecimento seu amigo atua.
    Abraços e obrigada!
    Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata,
      meu amigo é professor de literatura, daqueles apaixonados que lê muito.
      Se você sentiu falta, a sua lista teria que ter mais de 500 livros com a inserção dos seus!
      Eu entendo que cada um deve fazer a sua lista e colocar como prioridade os que mais gosta.
      A lista que eu enviei é a prioridade do meu amigo muito culto.
      Eu (limitada culturalmente) acrescentaria alguns do Saramago e tiraria outros. Cada um tem seu gosto.
      bjs,
      Lucinda

      Excluir
    2. Oi Lucinda,
      Eu estava a jurar que ele atuava na História ou Sociologia. Rs,rs. Eu perguntei porque obviamente a questão de gênero interfere muito. Por exemplo, na minha ignorância, achei que um dos livros principais de Clarice não consta na lista que é Água Viva. Assim como senti falta de Katherine Mansfield que foi quem a influenciou mais diretamente e também da minha escritora britânica predileta que é Jane Austen. Esta também tenho a pretensão de ler toda sua obra se possível no idioma original. Ah, também senti falta de Patrick Süskind cuja escrita eu adoro. Sem falar no clássico soberbo da literatura oriental "As mil e uma noites". Leitura imperdível. Como faço para conversar com seu amigo? Gostaria de trocar ideias com ele se isso não for nenhum problema, obviamente.
      Beijos e obrigada!
      Renata

      Excluir
  2. Essa lista deveria ser divulgada nas escolas, não? Essa e outras mais que sempre vejo circulando por aí! Carla Martins

    ResponderExcluir
  3. Isto é o que o Brasil mais precisa, é de livros, de leitura, mas muitos governantes não entendem isso! Acham que administrar é só fazer obras... Uma lástima! Adriana Vilela

    ResponderExcluir
  4. Adoro ler e gosto demais dos comentários interessantes do seu blog, principalmente os que falam bastante de nossa região, o sul de Minas. E ultimamente o blogueiro tem caprichado nas postagens sobre livro! 10! Vanessa Campos

    ResponderExcluir
  5. Tb adoro o blog com as postagens culturais sulmineiras! Aproveitando, já que vcs agora são UEMG, poderia sempre publicar notícias da UEMG Campanha!
    Marisa Lima

    ResponderExcluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts