quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

SEM COMPLEXIDADE.

Bom dia a todos,

O titulo da postagem: Escolas buscam novos meios de resolver conflitos é muito bom!

A  roda já está inventada há muito tempo. Então não é necessário complexificar( risos), embora seja essa a tendência da mente e, muitas vezes, uma tendência natural de mentes cheias de conhecimento, quanto mais conhecimento, mais complexidades dali advém! Já a sabedoria pelo que dizem alguns mestres resulta da,  e em simplicidade.

Aproveito para dizer que neste espaço de RC´s tem surgido muitas propostas simples de pessoas com sabedoria e que tem produzido excelentes resultados!  A entrevista recém publicada pela Nilce é um excelente exemplo!!!

Sem ter a pretensão de ser um mestre, porém dentro de uma linha que creio ser de simplicidade (nem sempre sinônimo de facilidade), no meu ponto de vista o que é necessário fazer é o seguinte:

Decretar por lei, a instituição de uma sala que seja confortável, não precisando de ser grande, onde hajam lenços de papel e almofadas e porque não, um saco de pancada.....

Em segundo lugar é necessário haver alguém, de preferência que conheça bem o processo e que o aplique diariamente em si mesmo (chorando e berrando quando sente necessidade, sim é isso mesmo chorando e berrando quando sente necessidade. Até porque isso não é atributo ou direito – e o pior é hoje nem esse direito tem - só das crianças.... em cada um de nós há uma criança reprimida e condicionada de alguma forma... É preciso horizontalizar e ser o exemplo que se quer ver fora.... é preciso sair do pedestal da autoridade e da sapiência e ser simplesmente vulnerável e humano, ser criança de novo, com a experiência de adulto... ser autêntico, ser verdadeiro, SER!

Cardápio de palavras e frases aconselhadas nos encontros a 2:

Como estás?, Então fala-me, o que aconteceu?, o que estás a sentir? Como foi? Desculpa não entendi bem, importas-te de repetir, de me contar melhor? Como te sentes agora? Ótimo então se quiseres voltar a expressar-te podes procurar-me e pouco mais......

Não são necessários sermões de moral e de certo/errado. Estes termos são utilizados em qualquer situação, quer a criança tenha sido agredida, ou tenha agredido(em ambos os casos ela se está a agredir a si mesma, coisa que a mente dualista não entende..., se um está certo o outro está errado... e este ponto de vista é apenas um lado da realidade. No outro lado, ambos estão certos!!!!), etc. O que importa é que ela se expresse e mova a carga emocional para fora. Em seu lugar irá surgir CONSCIÊNCIA!!!!! – a dela neste caso, por isso é fundamental não induzir ou sugerir, ou levar a pensar algo positivo, ou certo, ou explicar-lhe como é a vida, ......!!!! Simplesmente permitir-lhe que se expresse, oral e emocionalmente, sem ser interrompida!
Pode ser importante não haver contato físico, para não criar vínculos emocionais de aliado, com essa criança.
É determinante não haver qualquer sentimento de pena. Isto só é possível se o mediador tiver ele mesmo evoluído a esse ponto. Não chega, saber intelectualmente. Muita gente que ocupa posições deste tipo,  sabem um monte de coisas, mas o trabalho consigo mesmos deixa muito a desejar. E esse é o inicio de tudo, é vital! Quando digo trabalho consigo mesmo, não falo de status, títulos, cursos, etc. falo de auto-conhecimento efetivo!

Reafirmo que este é apenas meu ponto de vista. É preciso resistir à tentação de querer sutilmente moldar o outro! Quem já se trabalhou, não o faz com certeza!
Este ponto de vista é baseado na minha experiência de mais de 15 anos de atendimento, onde atendi muitos jovens, com dificuldades de integração escolar, dificuldades de aprendizado, etc.

Num nivel profundo de realidade tudo está certo como está em cada momento (A mente não consegue entender esta questão... só acredita no que vê e no principio da dualidade!). Quem está numa situação desconfortável, está por alguma razão. A má noticia é que podemos não acreditar, aceitar ou compreender os motivos porque ela se encontra nessa situação.  A boa é que sempre pode mudá-la mesmo sem a compreender e mesmo que seja uma criança - aqui com a ajuda de um adulto!

Abraços
Fernando Baptista

Temos de nos tornar na mudança que queremos ver -Mahatma Gandhi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts