PORQUE O ESPIRITISMO DESAPARECEU DA EUROPA?
Sempre tive curiosidade de saber por que o Espiritismo desapareceu da Europa e do mundo então e floresceu no Brasil, li o livro LYON E O ESPIRITISMO Mickael Ponsardin EDITORA CENTRO ESPIRITA LEON DINIS,que se propõe a tentar entender porque o Espiritismo desapareceu de LYON (França) e como Lyon era a cidade mais espírita da Europa( Mundo) fica superintendido, que tenta explicar porque o Espiritismo desapareceu da Europa.
Ascensão:
Lyon por volta de 1862 tinha 300.000 habitantes sendo de 10.000 a 30.000 espíritas.
Tinha Médiuns de materialização, pintores, clarividentes etc...
Leon Denis fez um discurso onde elegeu Lyon a Muralha( Baluarte) do Espiritismo.
Na Revue Spirite janeiro de a864 Kardec constata que Lyon tinha o Centro Espírita mais numeroso da França e, talvez do mundo inteiro.
Em 1884 foi criado foi criado a Societé Fraternelle d´´etude scientifique et morale du Spiritisme que mais tarde deu origem a Federation Spirite Lyonaise. Em 1903.
1909 lançamentos do Jornal Source de Vie Eternelle que em 1914 com a guerra encerra sua publicação.
1918 Lançamentos do Jornal Spiritisme Kardeciste, órgão da Federation Spirtie Lyonnnaise..
A Sociedade de Estudos Espíritas de Lyon em 1928/29 colocou em sua pauta o Estudo de como introduzir os Espiritismo na Universidades. (pagina 93)
Porque havia tantos espíritas?
Lyon era o centro dos operários da indústria da tecelagem da Seda (denominados de Canuts) estes operários eram de bom nível cultural e não se satisfaziam com os dogmas da Igreja.
Declinio:
Meses depois do desencarne de Alan Kardec a Guerra Franca-Alemã foi declarada e após a tomada de Dijon, então Lyon se viu ameaçada e convocou todos os operários, INCLUSIVE OS ESPECIALIZADOS EM TECELAGEM, para lutarem, porem após a guerra muitos corpos haviam ficado no campo de batalha, e não havia mais espíritas encarnados para continuarem o trabalho, apenas algumas mulheres saudosas de seus filhos e maridos tentando se comunicar .
Um movimento na França denominado Ordem Moral (Ordre Moral), provavelmente ligado a Inquisição, conseguiu eleger um prefeito de nome Ducros que perseguiu o movimento espírita como atividade ilegal.
A Federação Espírita Lyonesa desapareceu com o inicio da Segunda Guerra Mundial.
Após a segunda guerra apenas 4 sociedades espíritas continuaram funcionado em Lyon.
Nos anos 1970 a onda New Age ( Nova Era) que se espraiara , então no mundo ocidental deixou sua influencia na questão do pós-vida, assim como no vocabulário . Não era mais politicamente correto falar de Espiritismo. As palavras Espiritismo, Médium e Espírita foram pouco a pouco banidas da linguagem dos antigos grupos espíritas .
Assim, após uma epopeia de 110 anos, tendo mais de 50 sociedades espíritas públicas , a cidade natal de Allan Kardec não dispunha mais de um único militante a favor do Espiritismo. A muralha do Espiritismo, como dizia Léon Dinis poderia desmoronar?
Soerguimento:
Em 1985 um novo grupo foi criado com ajuda de Roger Perez.
A partir de 1999 outros grupos entraram em formação.
Pessoalmente acho que os espíritas brasileiros exerceram papel fundamental neste soerguimento.
Conclusão Pessoal
Ao contrario do que afirmam alguns autores de que as duas Grandes Guerras ( I e II) ea a Franco-Alemã ampliaram o Espiritismo para diminuir as saudades dos entes queridos que partiram, na verdade as duas grandes guerras e a Franco-Alemã prejudicaram o desenvolvimento do Espiritismo.
O Espiritismo não estando institucionalizado na forma escolar não teve como uma disciplina Filosófica Universitária após a morte de seus fundadores e frequentadores praticamente desapareceu.
O Brasil que não teve perdas de vidas numerosas nas duas Grandes Guerras pode preservar melhor os Princípios Espíritas.
Não são as pessoas que procuram os Centros e os Médiuns que buscam consolação para matar a saudade de seus parentes mortos que fazem a Doutrina progredir, mas os que tem sede de conhecimento e sabedoria.
Tags: DESAPARECIMENTO DO ESPIRITISMO NA EUROPA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário