quinta-feira, 12 de março de 2015

E POR QUE NÃO, NO BRASIL.

Na Paraíba, formar leitores é questão de atitude

www.paraiba.com.br - 12/02/201
O Técnico Judiciário Jocelino Tomaz de Lima, da Comarca de Caiçara, foi responsável por um dos projetos campeões do prêmio denominado “VIVALEITURA”, promovido pela Organização dos Estados Íberoamericanos (OEI) em parceria com o Ministério da Cultura. A cerimônia de premiação aconteceu recentemente, no Congresso Nacional, em Brasília.

O objetivo do prêmio é valorizar projetos de incentivo a leitura com resultados comprovados. Na edição de 2014, foram inscritos 998 projetos divididos em quatro categorias. Os cinco finalistas de cada categoria foram para cerimônia de premiação onde foi anunciado o campeão de cada uma delas. Na categoria “Promotor de Leitura” o vencedor foi o projeto “Grupo Atitude, por uma Cidade Leitora”. Com isso, Jocelino recebeu R$ 25 mil para investir no projeto. O prêmio existe desde 2006 e nunca um projeto paraibano havia sido vencedor. Entre os finalistas de 2014 também havia um projeto da cidade de Picuí(PB).

O Grupo Atitude desenvolve voluntariamente projetos educacionais em Caiçara desde 2005, enfocando, principalmente, o acesso e o incentivo à leitura. O grupo administra três bibliotecas comunitárias, uma delas funciona em parceria com uma lanchonete (“Lanchoteca”).

Além disso, promove cursinho pré-vestibular; programa semanal de rádio; pesquisa e divulgação da história e da cultura da cidade; eventos culturais e de promoção da leitura; “Natal Rural”, com o Papai Noel levando brinquedos e livros para as crianças da zona rural; “Natal Literário”, doação de livros para crianças da cidade; curso de desenho; projeto “Escolas Leitoras”, parceria entre escolas e bibliotecas para promover a leitura.

Atualmente, cerca de cinquenta voluntários participam dos projetos. De acordo Jocelino Tomaz, qualquer pessoa pode colaborar com o projeto, seja doando livros, material ou recursos para aquisição dos mesmos, como também trocando ideias através do fone (83) 91756171 ou do e-mail profjocelino2@hotmail.com. E como o grupo diz: sonho que se sonha junto é realidade e “ler é uma questão de ATITUDE”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts