sábado, 28 de março de 2015

UM ESCRITOR PARA MUDAR O ENSINO DE PORTUGUÊS.

Um escritor para mudar o ensino de português

O escritor Deonísio da Silva recebeu da Universidade Estácio de Sá a missão de ser o guardião da Língua Portuguesa na Casa. Seu trabalho começa por coordenar a elaboração e organização de novos conteúdos, outras bibliografias e formas inovadoras de ministrar a disciplina nos cursos de graduação que a Estácio mantém em vinte estados da federação onde a instituição tem câmpus ou polos, presencialmente ou à distância. A ideia é valorizar a leitura,  orientada durante as aulas e em domicílio, como recurso de ensino em novas modalidades, principalmente eletrónicas, em textos, áudios e imagens. Para isso, professores e alunos recorrerão a obras referenciais em domínio público, mas também àquelas que demandam cessão do devido copyright.

O escritor e professor Deonísio da Silva, Doutor em Letras pela USP,  com vínculos na UFScar (pela qual aposentou-se como professor federal), na Estácio de Sá e na Unisul, onde desenvolve e coordena importantes projetos ligados ao livro, é mais conhecido como autor de contos e romances, tendo recebido prestigiosos reconhecimentos, como os prêmios da Biblioteca Nacional e o Prêmio Internacional Casa de las Américas, este último com o Nobel José Saramago na comissão julgadora.

Ele é também autor de livros referenciais para o ensino do Português, como a "De onde vêm as palavras", "Palavras de Direito: o verdadeiro significado leva à clareza", " A língua nossa de cada dia"  e "A vida íntima das frases". Ele faz há décadas trabalhos relevantes para apoio do ensino do Português e suas literaturas: em jornais, em revistas (como a de Etimologia, na revista Caras), na televisão, no rádio e em blogues. Seu programa "Sem papas na língua" que apresenta na companhia de Ricardo Boechat na Rádio Bandeirantes, às 5as. feiras, 10h, e na de Pollyanna Brêtas, às 2as. e 4as. feiras, às 20h30, tem enorme audiência e boa repercussão em todos os públicos, de diferentes faixas etárias e diferentes níveis de instrução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts