sexta-feira, 19 de junho de 2015

A ARTE DE JOSÉ ALVES DE CARVALHO. 1ª PARTE.

José Alves de Carvalho, este é o nome de um dos maiores artistas plástico que tenho notícia. Como vou postar algumas de suas obras, o que tornará o post um pouco longo, resolvi faze-lo em três partes. São peças inéditas e únicas no mundo.

Em novembro de 2009 as cidades de São Gonçalo do Sapucaí e Campanha, tiveram o privilégio de receberem esta exposição. 

São obras riquíssimas, feitas em pedras marítimas, de rios e até de cascalhos.
Um trabalho digno dos maiores elogios, pela habilidade e paciência desse artista em esculpir a sua arte em materiais duríssimos. 
O texto abaixo foi escrito pela senhora Elvira d'Ávila de Carvalho esposa do escultor.


Projeto do Artista José Alves.
Esboço dos elementos necessários para a elaboração do projeto definitivo de divulgar obra do artista José Alves de Carvalho
OBJETIVO
Editar uma obra e promover uma exposição em São Paulo, São Gonçalo do Sapucaí e Campanha (MG), para divulgação no cenário artístico brasileiro da rara e extraordinária coleção de esculturas-miniaturas do artista José Alves de Carvalho sob o título ''Da Anunciação à Ressurreição: Pedras de Corais'', contando com as devidas apresentações e comentários artísticos técnicos da lavra de especialistas, e fotografias compatíveis com o valor da obra, acompanhadas de legendas explicativas das peças e com informações técnicas sobre escamas e o material utilizado na produção das esculturas.

JUSTIFICATIVA
A obra do artista José Alves de Carvalho é original. É composta por mais de 200 peças de arte em miniaturas e trabalhos em rochas e corais de diferentes origens e tipos. Ao espírito criativo do artista, alia-se a perfeição com que executa suas esculturas ao longo de 50 anos. A obra representa um trabalho de maturidade, de riquíssimo apuro, e que se distingue pela perfeição sem igual, finíssima, manifesta na beleza, expressividade, e na qualidade final da peça.

O conjunto da obra, que é em sua maior parte de inspiração sacra, revela grande espiritualidade e sensibilidade do autor no tratamento de temas religiosos. Recebeu do artista denominação “Da Anunciação à Ressurreição: Pedras e Corais”. As peças estão divididas em quatro cenários. Arte Sacra, Pássaro, Flores e Cidades.
Característica notável que merece ser lembrada foi à preocupação do artista em trabalhar com diferentes tipos de rochas, que lhe permitissem expressar sua arte em detalhes precisos e nítidos, expediente que confere a cada peça beleza única pela riqueza de sua expressividade artística.


Fatores que justificam a edição dessa obra e a organização de três exposições em cidades que lhe são caras, para torná-la acessível ao mundo das artes e ao povo em geral: ineditismo, inovação, criadora, originalidade, perfeição das peças, inspiração religiosa, trabalho impar feito em rochas e corais, representando obra única ao mundo das artes no Brasil.

Pouquíssimas foram as ferramentas que ele comprou, a maioria foi feita por ele mesmo porque, ele precisava de equipamentos muito delicados e resistentes para trabalhar manualmente em pedras muito duras.

O escultor José Alves na varanda de sua casa aqui em Campanha, trabalhando uma de suas micro esculturas.





















2 comentários:

  1. AMO MINIATURAS, E GOSTARIA DE SABER SE ALGUMAS DAS QUE ESTAO NO MUSEU DE ARTE SACRA SAO DE SUA AUTORIA. POIS ACHO QUE VI ALGUMAS DESSAS LA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São obras do genial artista plástico José Alves que, lamentavelmente por motivos de saúde, não trabalha mais.

      Excluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts