sábado, 20 de junho de 2015

A ARTE DE JOSÉ ALVES DE CAVALHO. 2ª PARTE.

Apresento os trabalhos de meu marido – José Alves de Carvalho

     As características das obras criadas são peculiares, tendo em vista seu apreço e admiração pelo segmento das artes.

     As referidas obras são diferenciadas quanto a originalidade do material em que trabalhava, as suas dimensões, ferramentas e acessórios para seu trabalho, a técnica e, principalmente o impressionante estágio de perfeição que alcançou ,com total domínio de arte em seu universo e expressão. Além disso, conseguiu ao longo do tempo uma diversificação impar dos temas para comunicar sua linguagem artística de forma singela e profundamente humana, social e historicamente universal.

     Os resultados desse valioso conjunto de dons são trazidos em expressivas esculturas e micro-esculturas em que o observador pode admirar a perfeição dos traços e gestos conseguidos em mínimos detalhes e tamanhos, ora incrivelmente pequenos, ora em composições maiores com acabamento de muita criatividade e sensibilidade.  
  
     Como os trabalhos de José Alves são puramente intuitivos, com uma técnica própria, ele teve que construir praticamente todos os seus instrumentos, utilizando raramente ferramentas usuais. Mesmo porque, pelo tamanho de suas esculturas, o esboço tem que ser feito com cinzéis apropriados e outros de manipulação delicada quando as mãos são insubstituíveis. A utilização de lentes de aumento torna-se imprescindível na grande maioria dos trabalhos.

     José Alves trabalha suas esculturas em “pedras” e “madeiras”. As pedras são minerais encontradas na natureza, algumas bem comuns, mas em sua maioria, utiliza um tipo de calcedônia com vestígios marinhos, muito pouco conhecidos dentro da nomenclatura geológica – mineral de dureza entre 5 e 6 (escala de Mons)) – de rara beleza pela variedade de cores e pigmentações. Na madeira o material pode ser considerado incontável,  uma vez que trabalha com cernes mais nobres, todos primando pelo diminuto tamanho e incrível perfeição.

     Os temas das obras também variam bastante, porém com características semelhantes quanto a sua delicadeza, harmonia e realismo. Há uma fase muito marcante que são as esculturas em arte sacra devido à formação religiosa do escultor. Outras obras que se destacam são os pássaros, as flores, cidades históricas, personalidades públicas e tantas outras inspirações no mundo da Natureza.Os “cenários” são um outro lado de seu talento, quando suas esculturas são montadas em conjunto com pedras naturais de rara beleza, ora em “nichos” (Geodos), ora sobre minerais em combinações que irradiam o que a arte tem de mais caro: 
a Emoção.

     A exposição já está montada e tanto a montagem dos expositores quanto às vitrines foram montadas pelo próprio escultor.

     O trabalho em apreço tem um valor de ser parcialmente inédito, se não em seu todo, visto que o autor não divulgou plenamente sua arte ao longo dos anos. Existe comigo um book e várias fotos de seus trabalhos. Em anexo seguem fotos de algumas esculturas.

     Solicito a Vossa senhoria, apreciação das obras aqui referidas visando à possibilidade de se realizar uma exposição, uma vez que entendo ser o momento adequado para eventos dessa natureza.

     Assim, permaneço à disposição para quaisquer esclarecimentos, aproveitando para  registrar o convite a conhecer as obras de arte de JOSÉ ALVES DE CARVALHO e, fico no aguardo de sua resposta – o que muito me honraria.
Atenciosamente


Elvira d’Ávila de Carvalho





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts