segunda-feira, 15 de junho de 2015

UMA GRANDE SUGESTÃO PARA AS NOSSAS CRECHES

Uni Duni Ler cria clube de leitura de bebês em Brasília

Brasil Literário

O perfil do Uni duni Ler mudou nos últimos meses. "O que começou como uma ação de leitura pequena, apenas com poucos pais de uma única creche, cresceu bastante e hoje virou um núcleo de ações permanentes de incentivo à leitura com o clube de leitura dos bebês, que agora se reúne mensalmente", explica Alessandra Pontes Roscoe, coordenadora do Núcleo.

Ela conta que os integrantes do Núcleo sugeriram aos pais do primeiro "clube de bebês", cujos filhos têm hoje entre 5 e 7 anos de idade, a darem continuidade ao projeto, aos encontros do clube e à troca de livros. "Comecei meu 2015 me sentindo orfã daqueles leitores que aprenderam a amar os livros e a leitura literária, antes mesmo dos primeiros passos e das primeiras palavras!", se emociona. Mas não parou por aí! Uma vez por mês, eles realizarão, durante o ano, um pique-nique literário, com rodas de leitura e um título indicado também aos pais. "Ficamos muito felizes com a possibilidade de continuar com o Clube, mesmo que de outro jeito! Foi muito gratificante saber que as próprias crianças pediram a volta dos encontros de leitura e que os pais se empolgaram também!", conta Alessandra.

Festival intinerante

Além disso, o Uni duni Ler também se transformou em um Festival Itinerante de Leitura, com visitas a creches e asilos públicos, custeadas por meio de edital pelo Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. A primeira etapa do projeto foi realizada em 2013 e 2014 e garantiu aprovação de recursos para mais dois anos de atividade (2015/2016). Durante o Festival, o acervo do Uni duni Ler percorre regiões em situação de vulnerabilidade do DF com apresentações de escritores e ilustradores convidados, oficinas e formação de mediadores de leitura.

O primeiro sarau de leituras no novo modelo, ocorre nesta segunda quinzena de maio, quando começarão a ser também produzidos os eventos da Segunda edição do Festival Itinerante de Leituras Uni duni Ler, que terá como convidados: Marilda Castanha (MG), Luciano Pontes (PE), Laurent Cardon (França/SP), Guga Murray (RJ), Patrícia de Árias (Espanha/RJ) e Carlos Laredo (Espanha), além de convidados locais. Confira todos os saraus!

Sarau 1, com as escritoras de Brasília, Maria Célia Madureira e Raquel Gonçalves, no Jardim Botânico de Brasília

Sarau 2, com o escritor Jonas Ribeiro (SP), no Jardim Botânico de Brasília

Sarau 3 com Ivan Zigg (RJ) e Tino Freitas ( DF), na sede do Uni duni Ler

Sarau 4, com Laurent Cardon, escritor e ilustrador ( França/SP), no Jardim Botânico de Brasília

Sarau 5, com a escritora e ilustradora Marília Pirillo (RJ), o escritor Jonas Ribeiro, o escritor Tino Freitas (DF), a escritora Alessandra Roscoe (DF), no Vão da Biblioteca Nacional de Brasília

Sarau 6, com o escritor e ilustrador André Neves (POA) e o escritor Leo Cunha ( MG).


Saiba mais sobre as atividades no Núcleo:

http://contoscantoseencantos.blogspot.com

http://unidunilertodasasletras.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts