Ler é Viajar Sem Sair do Lugar, um projeto nascido da dor
Divulgação
Abaixo segue a apresentação do projeto Ler é Viajar sem sair do lugar, Livro para Todos, desenvolvido por Mariza Schiochet, em Joinville (SC).
Concepção e Coordenação
Mariza Schiochet - Professora
1 – APRESENTAÇÃO
O presente projeto de leitura intitulado: Ler é viajar sem sair do lugar . Teve seu início a partir do momento em que ficava sentada esperando a minha mãe sendo submetida ao processo de tratamento contra um câncer. Resolvi fazer algo para passar o tempo dos pacientes. Implantei uma Caixa de Leitura( com autorização da direção do hospital) as demais foram surgindo pela necessidade de levar livro para todos.
A leitura é algo imprescindível para todos. A Caixa de Leitura será abastecida a cada mês. Envolver os leitores cada vez mais no universo prazeroso e, assim construir uma sociedade mais justa e humana. Quando solicitado levaremos contação de histórias, teatro e apresentação culturais.
O seu diferencial será os apoiadores anônimos ou declarados que irão nos proporcionar a renda para as camisetas, banners e festas de encerramento. Toda parte financeira será para manter o
projeto e ampliá-lo.
2- JUSTIFICATIVA
A atual realidade vem afastando cada vez mais o cidadão comum do ato de ler. Os computadores , videogames, TV, celulares , o acesso restrito a leitura no núcleo familiar e social.
A falta de incentivo , têm ocasionado pouco interesse para leitura por consequência temos uma clientela de pacientes que ficam esperando o atendimento com um vocabulário precário, reduzido e informal, não compreende os recados e receituários médicos, os erros ortográficos são crassos.
Faz-se necessário buscar e resgatar o valor da leitura prazeroso, ajude a “ passar no tempo” como requisito para emancipação social e promoção da cidadania. Promover a leitura através de livros, jornais, revistas sendo um trampolim para o desconhecido , explorar, decifrar, os sentimentos e aflorar as emoções, acrescentando vida ao saber da existência.
Como professora pensei no dever de propiciar para o povo momentos que possam despertar o gosto pela leitura, o amor aos livros, a consciência da importância do ato de ler. Sem ler o cidadão sabe pesquisar, terá várias oportunidades de adquirir conhecimento, informação, lazer, cultura e. integração social possibilitando transformações tanto individuais como coletivas. A leitura e a escrita são valores indispensáveis para o exercermos plenamente a nossa cidadania .
O ato de levar uma caixa com livros para proporcionar o ato de esperar em um momento de liberdade, uma atividade prazerosa, lúdica e de ampliar o conhecimento, enfim ler o mundo.
3- OBJETIVOS
GERAL: Desenvolver habilidades relacionadas à leitura prazerosa e lúdica. Ampliando o conhecimento linguístico e cultural dos mesmos, contribuindo dessa forma , na formação de valores e para construção da cidadania.
ESPECÍFICOS
1- Despertar o interesse e o gosto pela leitura estimulando o hábito diário da leitura.
2- Ampliar o repertório literário por meio dos livros, revista, gibis e textos selecionados.
3- Possibilitar um maior contato ente o leitor e o livro.
4- Levar a possibilidade de que a leitura e escrita é direito de todos.
5-Divulgar e criar campanhas para estimular o ato de ler.
6- Os textos e livros sempre serão relacionados com a vida diária.
7- Promover momentos de socialização: contatação de histórias, teatro, musical em locais em que há Caixa de Leitura
8- Despertar o senso crítico através da leitura.
4- METODOLOGIA
Plano de Ação
1- Conversar com os amigos, estudantes e voluntários;
2- Implantar em pontos estratégicos;
3- Realização de parcerias e contação de histórias , apresentação teatral e musical.
5- RECURSOS
Recursos Humanos
Participação atuante dos estudantes e os voluntários José Moacir da Silva e Wallison Caio, meus familiares , amigos e professores. Parcerias autoridades governamentais e não governamentais.
Recursos Materiais
Textos Diversos, livros, revistas, gibis, papel contact , etiqueta, carimbo, tintas, folhas de papel almaço, pincel atômico , câmera fotográfica, tablet, adesivos do projeto, transporte (gasolina), divulgação com bonés, marca página, canecas, adesivos. Casa de Repouso Brilho da Idade (Os alunos visitam o asilo e fazem uma tarde descontraída. Para finalizar fazem entrevista com os idosos.) Projeto de inclusão social e divulgação do ato de ler para todos.
Pontos que estão funcionando as Caixas de Leitura: Hemosc, Casa Padre Pio, uma casa para acolher os parentes que ficam internados em hospitais , Centrinho Luiz Gomes, Núcleo de Pesquisa e Reabilitação lábio – palatal, ARCD , Associação de Reabilitação da Criança, PAM Bucarein, POP Centro de Referência em População em Situação de Rua, Hospital Regional Hans Dieter Schimdt tenho 2 Caixas de Leitura, Jardim Paraíso tem um Espaço para Leitura que mensalmente passo para dar uma vistoria no trabalho. Na Casa de uma mãe crecheira deixei uma Caixa de Leitura., no bairro Espinheiros. Sorveteria Paulista Rua Igarapé, Bairro Guanabara.
P.S Pretendo ampliar os pontos , porém preciso de mais tempo para atender e fazer os contatos. Sem apoio irei só abastecer os pontos já existentes. Os Alunos colaboraram na coleta de livros, gibis, revistas, encapam as caixas e divulgam o projeto para comunidade.
Concepção e coordenação
Mariza Schiochet
Nenhum comentário:
Postar um comentário