domingo, 12 de novembro de 2017

A ELIMINAÇÃO DO SOFRIMENTO - (Buda)

A ELIMINAÇÃO DO SOFRIMENTO - (Buda)

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas
E Buddha disse: «Meus amigos, o que é o mal? 

«Matar é mau; roubar é mau; render-se às paixões é mau; mentir é mau; caluniar é mau; abusar é mau; dizer mal de alguém é mau; invejar é mau; odiar é mau; seguir doutrinas falsas é mau; todas estas coisas, meus amigos, são más.

«Meus amigos, e qual é a raiz do mal?

«O desejo é a raiz do mal; o ódio é a raiz do mal; a ilusão é a raiz do mal.

«Então, o que é o bem?

«A renúncia de matar é bom; desistir de roubar é bom; abdicar da sensualidade é bom; deixar de ser falso é bom; cessar de difamar é bom; abster-se da maldade é bom; abandonar a má língua é bom; repudiar toda a inveja é bom; afastar o ódio é bom; obedecer à verdade é bom; todas estas coisas são boas.

«Meus amigos, e qual a raiz do bem?

«Ser livre do desejo é a raiz do bem; ser livre do ódio e da ilusão; meus amigos, estas coisas são a raiz do bem.

«Porém, Ó irmãos, o que é o sofrimento? Qual é a origem do sofrimento? Qual é a aniquilação do sofrimento?

«O nascimento é sofrimento; a velhice é sofrimento; a doença é sofrimento; a morte é sofrimento; a tristeza e a pobreza são sofrimento; a aflição e o desespero são sofrimento; estar unido a coisas repugnantes é sofrimento; a perda daquilo que amamos e a impossibilidade de atingir aquilo que mais desejamos é sofrimento; todas estas coisas, Ó irmãos, são sofrimento.

«Ó irmãos, e o que é a origem do sofrimento?

«É a luxúria, a paixão e a sede de uma existência que anseia por prazer em todo o lado, levando a um renascimento constante!(Renascimento = Reencarnação) É a sensualidade, o desejo, o egoísmo; Ó irmãos, todas estas coisas são a origem do sofrimento.

«E qual é o fim do sofrimento?

«O fim do sofrimento, ó irmãos, é a total e radical aniquilação desta sede e abandono, a libertação da paixão.

«Ó irmãos, qual é o caminho que leva à aniquilação do sofrimento?

«É o puro caminho óctuplo que leva a aniquilação do sofrimento, que consiste em pontos de vista corretos, decisões corretas, palavras corretas, ações corretas, vida correta, luta correta, pensamentos corretos, e meditação correta.

«Ó amigos, enquanto um jovem nobre assim reconhece o sofrimento e a origem do sofrimento, enquanto ele reconhece a aniquilação do sofrimento, e percorre o caminho que leva à aniquilação do sofrimento, abandonando radicalmente a paixão, dominando a ira, exterminando o vão conceito do «Eu sou», deixando a ignorância e atingindo a iluminação, ele porá um fim a todo o sofrimento até nesta vida.»

Fonte - O Evangelho de Buda, Paul Carus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts