8 estratégias para ler textos considerados chatos
Universia.pt - 20/04/2015
Os alunos estão cada vez mais desmotivados para ler devido à quantidade de textos informativos que são obrigados a ler durante a vida acadêmica. Este gênero de textos provoca desinteresse nos alunos e consequentemente afasta-os até dos hábitos de leitura de gêneros literários que lhes possam interessar.
Alguns professores gostariam que os alunos tivessem o mesmo empenho na leitura dos textos como têm por aqueles textos que encontram postados ou partilhados no Facebook. No entanto, a maior diferença entre eles é a liberdade de escolha do que será lido.
A seguir, veja 8 estratégias para os alunos voltarem a gostar de ler textos informativos:
1- Escolha pessoal
Para que os alunos tenham interesse em ler este tipo de texto, é ideal que haja uma conversa para descobrir que tipo de informações é que os estudantes gostariam de receber durante as aulas. Após a convergência de interesses a aula tornar-se-á muito mais agradável, para ambos os lados.
2- Pense mais e trabalhe menos
Quando o professor exige que os alunos respondam a questões baseadas no texto informativo, eles tendem a não gostar da atividade e aproveitam menos a leitura. A melhor estratégia é fazê-los pensar sobre o tema que estão a ler aumentando assim a retenção do que foi lido.
3- Mantenha estratégias flexíveis
Quando os alunos percebem que são livres para realizar as leituras da maneira mais adequada ao seu perfil, tendem a focar-se no conteúdo e não na forma. Caso contrário, os discentes podem ficar demasiado tempo a pensar, por exemplo, na cor que vão utilizar para sublinhar as partes principais do texto, em vez de prestarem atenção às informações que a obra quer passar.
4- Prática personalizada
As leituras informativas tornam-se mais interessantes quando os alunos percebem que estão a ganhar bagagem cultural ao entrar em contacto com o conteúdo. Os professores podem pedir aos alunos que escolham duas estratégias de leitura boas para o perfil de cada um. A partir dessa definição os alunos podem praticar as formas de leitura escolhidas e ampliar a capacidade de compreensão dos textos informativos.
5- Resolva o problema
Os alunos costumam procurar textos informativos fora da sala de aula para resolver questões interpretativas. O maior desafio do professor é fazer com que as leituras se tornem desafiantes e relevantes no contexto atual.
6- Faça alguma coisa
Este tipo de texto deve ser usado como parte integrante de um projeto, ou seja, como fonte para encontrar as informações base para o trabalho que os alunos estão a desenvolver.
7- Utilize as tecnologias
Quando os professores aliam a tecnologia à sala de aula, os alunos são capazes de entrar em contacto com textos informativos de acordo com os interesses de cada um.
8- Não se intimide pelo conflito
As leituras informativas tornam-se mais divertidas quando os alunos conseguem encontrar desafios nelas. Isso acontece quando os leitores são capazes de analisar as questões linguísticas, econômicas, sociais e políticas abordadas pelo autor.
Alguns professores gostariam que os alunos tivessem o mesmo empenho na leitura dos textos como têm por aqueles textos que encontram postados ou partilhados no Facebook. No entanto, a maior diferença entre eles é a liberdade de escolha do que será lido.
A seguir, veja 8 estratégias para os alunos voltarem a gostar de ler textos informativos:
1- Escolha pessoal
Para que os alunos tenham interesse em ler este tipo de texto, é ideal que haja uma conversa para descobrir que tipo de informações é que os estudantes gostariam de receber durante as aulas. Após a convergência de interesses a aula tornar-se-á muito mais agradável, para ambos os lados.
2- Pense mais e trabalhe menos
Quando o professor exige que os alunos respondam a questões baseadas no texto informativo, eles tendem a não gostar da atividade e aproveitam menos a leitura. A melhor estratégia é fazê-los pensar sobre o tema que estão a ler aumentando assim a retenção do que foi lido.
3- Mantenha estratégias flexíveis
Quando os alunos percebem que são livres para realizar as leituras da maneira mais adequada ao seu perfil, tendem a focar-se no conteúdo e não na forma. Caso contrário, os discentes podem ficar demasiado tempo a pensar, por exemplo, na cor que vão utilizar para sublinhar as partes principais do texto, em vez de prestarem atenção às informações que a obra quer passar.
4- Prática personalizada
As leituras informativas tornam-se mais interessantes quando os alunos percebem que estão a ganhar bagagem cultural ao entrar em contacto com o conteúdo. Os professores podem pedir aos alunos que escolham duas estratégias de leitura boas para o perfil de cada um. A partir dessa definição os alunos podem praticar as formas de leitura escolhidas e ampliar a capacidade de compreensão dos textos informativos.
5- Resolva o problema
Os alunos costumam procurar textos informativos fora da sala de aula para resolver questões interpretativas. O maior desafio do professor é fazer com que as leituras se tornem desafiantes e relevantes no contexto atual.
6- Faça alguma coisa
Este tipo de texto deve ser usado como parte integrante de um projeto, ou seja, como fonte para encontrar as informações base para o trabalho que os alunos estão a desenvolver.
7- Utilize as tecnologias
Quando os professores aliam a tecnologia à sala de aula, os alunos são capazes de entrar em contacto com textos informativos de acordo com os interesses de cada um.
8- Não se intimide pelo conflito
As leituras informativas tornam-se mais divertidas quando os alunos conseguem encontrar desafios nelas. Isso acontece quando os leitores são capazes de analisar as questões linguísticas, econômicas, sociais e políticas abordadas pelo autor.
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