quinta-feira, 13 de agosto de 2015

"CAMPANHA E PONTE DA BARCA PODEM SER CIDADES IRMÃS"


Projeto de lei declara Campanha Cidade-Irmã de Ponte da Barca, em Portugal, cidade natal do descobridor e oficializador do arraial da Campanha, Cipriano José da Rocha. Os descendentes, cartas e a casa de Cipriano foram descobertos recentemente naquele país:
A Prefeitura Municipal da Campanha, através do Prefeito Roberto Silva, a Secretaria Geral e sua assessoria, analisa nestes dias o Projeto de Lei PL021/2015, a ser enviado à Câmara Municipal e que, numa ação conjunta com o governo português, declara a cidade da Campanha como Cidade-Irmã do Município de Ponte da Barca, Portugal. Em Ponte da Barca nasceu e morreu Cipriano José da Rocha, o Ouvidor-Mor que descobriu e oficializou o povoado original da Cidade da Campanha e mandou construir nossa primeira igreja matriz. Cipriano dá nome inclusive a uma de nossas ruas. Recentemente, descobrimos em Portugal a sexta geração de netos de Cipriano, a casa onde ele morou, chamada “Casa de Quintela”, construída em 1696, e várias cartas manuscritas que ele enviou à sua esposa Maria Luísa Araújo contando como era Campanha e região em 1735. O Conselho Gestor do Acervo “Memória Campanhense” preparou um dossiê completo do caso, que foi entregue ao executivo municipal, o qual pode ser conferido na foto. Este projeto unirá para sempre a nossa cidade com a cidade de nosso descobridor, proporcionando muitas oportunidades culturais, educacionais e de comércio para Campanha!
Giovanni Eldasi

2 comentários:

  1. Poderia explicar melhor "ação conjunta com o governo portugues"? O conselho gestor do memoria campanhense entrou em acordo com o presidente de Portugal e com ele tomaram esta decisão de declarar as cidades como irmãs? Ou é uma decisão unilateral, com campanha criando a lei e a cidade portuguesa não? Afinal porque foi negociado com o governo portugues e não com a cidade da barca (municipio campanhense x municipio ponte da barca)? porque municipio campanhense x governo portugues?

    O título da postagem diz que "já são cidades irmãs", mas como isso, se o projeto ainda nem foi analisado pela Câmara? Pode se tornar realidade, mas ainda é apenas projeto e nem foi analisado pela prefeitura segundo o próprio texto.

    Estes benefícios que tal lei poderá acarretar está meio abstrato: "culturais, educacionais e de comércio". Poderia ser mais claro? Educacional por exemplo nem pensar. Ninguém pode modificar os parâmetros elaborados pelo MEC. Ainda mais se vier de outro país. Comercialmente, o que Campanha produz para negociar com a cidade portuguesa? O que a Ponte da Barca pode oferecer a Campanha comercialmente?

    Estas questões me interessam pois pretendo fazer minha monografia sobre cidades irmãs. Estou colhendo informações que possam enriquecer meu trabalho.

    Carla N. F. Martins - universitária.

    ResponderExcluir
  2. Paulo Junho comentando: Embora o título da postagem anuncie: "CAMPANHA E PONTE DA BARCA PODEM SER CIDADES-IRMÃS", pelo que se verifica, isto NÃO ACONTECEU! Eis a lista de Geminação aos municípios portugueses: https://www.anmp.pt/anmp/pro/mun1/gem101l0.php? PONTE DA BARCA, terra natal de Cipriano José da Rocha, fundador da Campanha e por conseguinte do Sul de Minas, apenas é geminada, apenas é CIDADE-IRMÃ da francesa Les Clayes-sous-Bois(2003-11-23). Nada, absolutamente nada, do que foi proposto se efetivou. Que tal os sul-mineiros, que participam ativamente das atividades culturais ligadas ao Cipriano, às Cartas do Cipriano, que visitaram Ponte da Barca recentemente, enfim, todos nos unirmos com os campanhenses e todos juntos trabalharmos para este fim? Avante?!

    ResponderExcluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts