sexta-feira, 7 de agosto de 2015

EVIDÊNCIAS DA VINICULTURA CAMPANHENSE.

Há alguns dias, recebi um pedido de um escrito de Belo Horizonte que, precisa de provas de que Campanha talvez tenha sido o berço da produção de vinho e cerveja no Brasil. Baseado em algumas informações que ele me passou e depois lendo alguns livros de Antônio Casadei e Alfredo Valladão, fiquei sabendo que é bem possível que seja verdade. O que me intriga é o fato de não se ter uma fotografia como registro. É bem verdade que a fotografia estava iniciando no Brasil. Mas, temos registros em livros  de que Adolpho Lion Teixeira teria iniciado o cultivo da uva e a fabricação do vinho na segunda metade do século XIX. Mas, no livro Campanha da Princesa de Alfredo Valladão ele cita que anteriormente, em 1821 o Cônego José de Souza Lima já produzia vinho de ótima qualidade nas terras da Campanha. 
Num determinado local da Campanha, na zona rural foram encontrados cacos de garrafas de vinho.Como estes cacos estão ao lado de uma antiga estrada de carro de boi, acredita-se que numa distração do carreiro, a boiada tenha saído da rota, o que provocou o tombamento do carro. Dai o porque de tantos cacos de garrafas naquele local.
Aqui parte dos cacos encontrados...
 e observem bem a espessura do vidro das garrafas.

É claro que eu peguei cinco pedaços destes cacos e os guardei. Penso que, pelas informações que consegui, estes cacos devem ser da produção de vinho do Cônego José de Souza Lima há quase 200 anos.
A pesquisa vai continuar. Se eu conseguir alguma informação importante que ligue as histórias que tenho lido, um dia vocês saberão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts