EDUCAÇÃO + CULTURA = OPORTUNIDADES.
A
iniciativa é da Secretaria de Educação e Formação Artística e Cultural (Sefac)
do MinC, que tem entre suas principais atribuições a consolidação das políticas
intersetoriais entre Cultura e Educação e a construção da Política Nacional de
Formação Artística e Cultural. A Sefac já atua em importantes frentes de
cooperação entre os ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC), com os
Programas Mais Cultura nas Escolas, Mais Cultura nas Universidades e Pronatec
Cultura.
Na
abertura, a secretária de Educação e Formação Artística e Cultural do MinC,
Juana Nunes, e o secretário de Educação Básica do MEC, Manuel Palacios, lançarão
o Portal CulturaEduca.cc, cujas bases serão apresentadas e abertas a consulta
pública. Os secretários também anunciarão as perspectivas do acordo MinC/MEC e
da Nova Base Nacional Comum Curricular.
O
evento contará com a presença de pesquisadores, como Miguel Arroyo (UFMG), Sonia
Kruppa (USP), Antônio Rubim (UFBA) e Jaqueline Moll (UFRGS), da filósofa e
psicanalista Viviane Mosé (UsinaPensamento), e de artistas como Fernando Barboza
(Barbatuques), Antônio Nóbrega, Fátima Santos (Ocupa Escola), Inês Barbosa
(Associação Brasileira de Currículo), Lydia Hortélio (Casa das Cinco Pedrinhas),
Inês Teixeira (Rede Kino) e Juçara Marçal (Metá-Metá), entre outros.
Também
participarão do encontro o Secretário Nacional de Juventude, Gabriel Medina, o
secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Manuel Palacios,
representantes dos ministérios do Esporte e Cidades, além de secretários de
Cultura e Educação e representantes do Sistema MinC e da rede de Pontos de
Cultura.
Novo acordo
MinC/MEC
No
encerramento do primeiro dia, os ministros da Cultura, Juca Ferreira, e da
Educação, Renato Janine Ribeiro, assinarão a portaria de criação do GT para
elaboração do novo Acordo Interministerial MinC/MEC, que consolidará e ampliará
as ações já existentes, e anunciarão a criação do Fórum Interministerial de
Educação Integral, que contará com a participação de sete pastas. Além da
Cultura e da Educação, entram também os ministérios do Desenvolvimento Social,
Saúde, Esporte, Secretaria-Geral da Presidência da República e
Controladoria-Geral da União.
"Diálogos
Abertos"
O
evento é realizado no momento em que se discute, no âmbito do Ministério da
Educação, propostas para construção de uma Base Nacional Comum Curricular,
processo que receberá contribuições de toda a sociedade brasileira. A troca de
conhecimento e experiências promovida durante o Encontro representará a matriz
de uma construção dialógica, passível de ser incorporada nos espaços educadores,
pensados além dos muros das escolas.
Os
participantes aprofundarão a reflexão sobre o papel das Artes e da Cultura para
o desenvolvimento e formação integral dos seres humanos, pensando-o sob
perspectiva dos territórios, das linguagens artísticas e dos saberes culturais,
propiciando a formação estética, crítica e social dos indivíduos e o respeito à
diversidade.
CulturaEduca
Durante
o Encontro também será lançada a plataforma CulturaEduca (culturaeduca.cc), ferramenta pedagógica virtual criada em
Creative Commons, para articulação dos chamados "territórios educativos",
espaços onde os diferentes agentes atuantes nos territórios, de bibliotecas
públicas a coletivos culturais, artistas e Pontos de Cultura, de prédios
históricos a laboratórios de cultura digital, de cinemas a teatros e circos, de
movimentos sociais a associações de bairros, dos saberes formais ao saberes
populares e ancestrais, de escolas de educação básica a universidades e
institutos federais e centros de formação técnica e profissional, são todos
considerados como elementos de um processo educacional mais amplo e
integrador.
Neles,
os espaços geográficos, administrativos e sociais se articulam e se mobilizam em
torno da escola, como espaços culturais e comunitários, o que permite ampliar as
atividades educacionais ao integrar metodologias – formais ou não – que inovem e
dinamizem o processo de ensino-aprendizagem e reconheçam os territórios e suas
práticas culturais como parte atuante na formação.
O
culturaeduca.cc vem sendo desenvolvido com a colaboração do Instituto Lidas (lidas.org.br), que finalizou a primeira etapa de
implantação após extenso trabalho de sistematização e georreferenciamento de
dados de bases secundárias (advindos do IBGE, CRAS, CREAS, UBS), do Ministérios
da Educação (escolas de educação básica e integral dos programas Mais Educação e
Mais Cultura nas Escolas) e das próprias bases de dados da Cultura, organizando
informações sobre bibliotecas públicas, museus, teatros, cinemas, Pontos de
Cultura e, ainda, Centros e Museus de Ciências.
Na
tarde do segundo dia do evento (21), as bases de dados da plataforma serão
entregues à Comissão do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais
(SNIIC). Na ocasião, receberão as bases e os dicionários de dados as secretarias
do Audiovisual (SAv), da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) e de
Educação e Formação Artística e Cultural (Sefac) do MinC, além das vinculadas
Fundação Nacional de Artes (Funarte), Fundação Biblioteca Nacional, Instituto
Brasileiro de Museus (Ibram) e Agência Nacional do Cinema (Ancine).
As
bases de dados estão disponíveis em http://culturaeduca.cc/dados/ em formato aberto, a fim de
dialogar com as propostas desenvolvidas pelo Ministério da Cultura, como as
plataformas do SNIIC, dos futuros Mapas Culturais e com a plataforma de
autodeclaração dos Pontos de Cultura.
O
CulturaEduca servirá como importante ferramenta de pesquisa das realidades
territoriais, ajudando a agregar diferentes setores em torno do processo
educacional. A plataforma tem como base de retroalimentação o SNIIC, ao entender
a Cultura como alicerce e vetor dos processos de Educação Integral desenvolvidos
nos territórios.
A
segunda etapa de desenvolvimento do CulturaEduca construirá mecanismos de
interatividade para que os gestores, artistas, professores e demais
profissionais e os beneficiários das ações, nas diferentes áreas e suas
comunidades, possam atualizar as informações das instituições, a partir de um
login próprio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário