quinta-feira, 9 de março de 2017

09 DE MARÇO DE 2017. QUAL A IMPORTÂNCIA DESSE DIA PARA CAMPANHA?

A data de hoje deveria ser um bom tema para ser trabalhado nas escolas da Campanha, já iniciando os preparativos para as comemorações dos 280 anos da nossa cidade, o que vai acontecer em 02 de outubro próximo. Professores ou alguém com conhecimento da nossa história poderia fazer alguma apresentação teatral ou contos históricos sobre a mãe do Sul de Minas.
Um detalhe da nossa história que poderia ser discutido para que se chegasse a uma conclusão,seria: Campanha foi fundada ou foi descoberta?
Temos apenas 6 meses para envolver toda a comunidade e mostrar à toda região, como foi que nós surgimos.
Apenas a guisa de lembrança, Campanha tem no decorrer de 2017 algumas datas para serem homenageadas. Vamos torcer para que a zica de cultura da administração passada, tenha acabado.

Campanha Minas Gerais - MG Histórico
 A tradicional e histórica cidade de Campanha, situada na Zona Sul do Estado de Minas Gerais, foi fundada em 2 de outubro de 1737, pelo Ouvidor-Mor da Comarca do Rio das Mortes, Cipriano José da Rocha, em viagem de descobrimento das Minas do Rio Verde, já exploradas clandestinamente, naquela época, por elementos desgarrados das bandeiras paulistas, que ali se localizaram por volta do século XVII. A povoação de São Cipriano, que o ouvidor Mor fundou logo à sua chegada ao território de minas, prosperou rapidamente graças às riquezas de suas jazidas auríferas, sendo elevada à Paróquia em 1739, tendo sido o padre Antônio Mendes o seu primeiro vigário. Em 1752, por Ordem Régia, foi criado o distrito de Santo Antônio do Vale da Campanha do Rio Verde. O município foi criado por Alvará de 20 de setembro de 1798, com a denominação de Campanha da Princesa da Beira, após seu desmembramento do Município de São João del Rei, com um vastíssimo território onde se acham localizadas mais de 90 Comunas do Sul de Minas. Campanha foi elevada à categoria de Cidade em 1840. Em 1908 foi criado o Bispado, sendo seu primeiro Bispado Dom João de Almeida Ferrão. Atualmente a cidade de Campanha é Centro de convergência das rodovias de uma grande parte da região sul-mineira, fazendo-se, através da cidade, as comunicações rodoviárias com Belo Horizonte, Rio e São Paulo.

 Gentílico: campanhense

Formação Administrativa Freguesia criada com denominação de Campanha da Princesa da Beira, por carta régia de 1752, e por lei estadual n 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de São João Del Rei.

 Elevado à categoria de vila com a denominação de Campanha da Princesa da Beira, por alvará de
20-09-1798, desmembrado de São João Del. Sede na vila de Campanha da Princesa da Beira.

Constituído do distrito sede. Elevado à condição de cidade, com a denominação de Campanha, pela lei provincial n 163, de 09-03-1840.

 Fonte: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros – Volume XXIV ano 1958.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts