quarta-feira, 15 de março de 2017

LEITURA DE OBRAS LITERÁRIAS TRAZ ALÍVIO PARA DOR CRÔNICA, DIZ ESTUDO.

Leitura de obras literárias traz alívio para dor crônica, diz estudo

Saúde!Brasileiros - 06/03/2017

A leitura de contos, poemas e prosa em grupo proporcionou alívio para aqueles que sofrem de dores crônicas, demonstra estudo da Universidade de Liverpool, no Reino Unido. A dor crônica caracteriza-se por um sofrimento que persiste, mesmo quando não há mais o dano físico. Pode estar ligada a traumas e experiências emocionais difíceis. A hipótese da pesquisa é que a leitura auxiliaria pacientes a acessar experiências emocionais “escondidas” que podem estar por trás da dor. 

“Nosso estudo indicou que a leitura compartilhada pode ajudar a trazer para o consciente dores emocionais antes passivamente sofridas por pacientes com dor crônica”, disse Josie Billington, uma das autoras do estudo, em nota. 

Leitura como terapia 

Para avaliar a eficácia da leitura compartilhada, pesquisadores dividiram os participantes em dois grupos. Um deles fez leitura em grupo e o outro participou de sessões de Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) – um tipo de psicoterapia também usada para o tratamento de dores crônicas. Ao final, o grupo que participou da TCC se juntou à leitura. 

Os grupos de leitura eram pequenos (2-12 pessoas). Os encontros eram semanais e os textos eram lidos em voz alta. O material de leitura variava e era escolhido por interesse dos participantes. Não houve um conteúdo específico ou gênero selecionado previamente.

Durante a leitura, eram feitas pausas regulares para encorajar as pessoas a refletirem sobre o que estava sendo lido, pensamentos ou memórias que o livro ou poema trouxe ou sobre como o conteúdo se relacionava com suas próprias vidas. 

Curar a pessoa – não só a dor 

Ao final do estudo, enquanto os participantes do TCC controlavam as emoções por meio de técnicas sistemáticas, os participantes da leitura conseguiam acessar as dores e articular saídas. Os pesquisadores, no entanto, não cravaram que uma técnica é superior à outra. A ideia é que ambas podem ser combinadas para ajudar na superação da dor. 

“Enquanto a leitura traz maior encorajamento e enfrentamento da dificuldade emocional, a terapia cognitivo comportamental ajuda na gestão da emoção no curto prazo”, afirma Billington.

Por fim, uma vantagem da leitura é que ela pode ser um gatilho para recordar experiências relacionadas à toda a vida – e não só as do período afetado pela dor. “Isso, por si só, tem um efeito potencialmente terapêutico em ajudar a recuperar uma pessoa inteira, não apenas uma doente”, conclui o estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts