terça-feira, 14 de março de 2017

14 DE MARÇO DE 2017.

CASTRO ALVES
Antônio Frederico de Castro Alves, Natural da cidade baiana de Curralinho, hoje Castro Alves no dia 14 de março de 1847. Estaria pois, comemorando no dia de hoje 170 anos de nascimento. Faleceu em Salvador no dia 06 de julho de 1871. Ficou conhecido como o "Poeta dos Escravos" porque teve suas poesias marcadas pelo 
combate a escravidão.
ALBERT EINSTEIN
Albert Einstein  Foi um alemão nascido na cidade de Ulm em 14 de março de 1879 estaria hoje com 138 anos de nascimento,  e faleceu em    Princiton em 18 de abril de 1955. Entre seus principais trabalhos desenvolveu a teoria da relatividade geral, ao lado da mecânica quântica um dos dois pilares da física moderna. Embora mais conhecido por sua fórmula de equivalência massa-energia, E=mc² — que foi chamada de "a equação mais famosa do mundo" —, foi laureado com o Prêmio Nobel de Física de 1921 "por suas contribuições à física teórica" e, especialmente, por sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico, que foi fundamental no estabelecimento da teoria quântica.

ABDIAS DO NASCIMENTO
 Abdias Nascimento é um paulista natural da cidade de Franca tendo chegado no dia 14 de março de 1914 , estaria hoje com 103 anos. Faleceu na cidade do Rio de Janeiro em 24 de maio de 2011. Foi um poeta, ator, escritor, dramaturgo, artista plástico professor universitário político  e ativista  dos direitos civis e humanos das populações negras.
Foi professor emérito na  Universidade do Estado de Nova York, em Buffalo, NY e professor titular de 1971 a 1981, fundando a cadeira de Cultura Africana no Novo Mundo no Centro de Estudos Porto Riquenhos; atuou como conferencista visitante na Escola de Artes Dramáticas da Universidade Yale; foi professor convidado do departamento de Línguas e Literaturas Africanas da Universidade de Ife, em Ife Ife Nigéria.
Considerado um dos maiores expoentes da cultura negra no Brasil e no mundo, fundou entidades pioneiras como o Teatro Experimental Negro (TEN), o Museu da Arte Negra (MAN) e o Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (IPEAFRO). Foi um idealizador do Memorial Zumbi e do Movimento Negro Unificado (MNU) e atuou em movimentos nacionais e internacionais como a Frente Negra Brasileira, a Negritude e o Pan-Africanismo.
GLAUBER ROCHA
Glauber de Andrade Rocha foi um dos integrantes mais importantes do cinema novo, movimento iniciado no começo dos anos 1960. Com o princípio de "uma câmera na mão e uma idéia na cabeça", deu uma identidade nova ao cinema brasileiro. Filho de Adamastor Bráulio Silva Rocha e de Lúcia Mendes de Andrade Rocha, nasceu na cidade baiana de Vitória da Conquista em 14 de março de 1939. Foi cineasta, ator e escritor. Muito rebelde, foi sempre muito criticado pela direita e pela esquerda. Seus filmes de maior sucesso foram: Deus e o Diabo na Terra do Sol. - Terra em Transe - e O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro. Faleceu no Rio de Janeiro em 22 de agosto de 1981.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts