quinta-feira, 9 de março de 2017

PROFESSOR HERMÓGENES


PROFESSOR JOSÉ HERMÓGENES DE ANDRADE FILHO, nasceu na cidade de Natal no Rio Grande em 09 de março de 1921, estaria portanto comemorando hoje 96 anos de nascimento. Foi militar, escritor, professor e divulgador dp Hatha Ioga. Era doutor em Yogaterapia pelo World Development Parliament da Índia e Doutor Honoris Causa pela Open University for Complementary Medicine. O professor Hermógenes recebeu a Medalha de Integração Nacional de Ciências da Saúde e o Diploma d'Onore no IX Congresso Internacional de Parapsicologia, Psicotrónica e Psiquiatria (Milão, 1977). Escolhido o Cidadão da Paz do Rio de Janeiro, em 1988, e a Medalha Tiradentes em 8 de maio de 2000. A premiação foi conferida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, pelo bem-estar e benefícios à saúde que as obras de José Hermógenes de Andrade Filho levaram para os brasileiros. Em 1962, fundou a Academia Hermógenes de Yoga, no centro do Rio de Janeiro.

Hermógenes descobriu os benefícios da ioga para a saúde física e mental na  década de 60, quando era militar e ainda não era reconhecido como Professor. Após um diagnóstico de tuberculose avançada que quase o matou aos 35 anos de idade ele iniciou a prática da ioga e sentiu uma grande melhora de sua saúde e desta forma passou a divulgar a ioga. Hermógenes sobreviveu à tuberculose, chegou a Major do exército brasileiro e reformou-se como  Tenente-Coronel e se tornou o respeitado Professor Hermógenes.
Foi um dos primeiros a trazer a mensagem de Sathya Sai Baba  para o Brasil. Traduziu obras importantes de Satya Sai Baba para o português: "O Fluir da Canção do Senhor (Gita Vahini) e "Sadhana, o caminho interior". A inauguração do primeiro centro aconteceu no dia 27 de junho em 1987 e foi denominado Centro Bhagavan Sri Sathya Sai Baba do Rio de Janeiro. Mas apesar de seu nome oficial, acabou ficando informalmente conhecido como Centro Sathya Sai de Vila Isabel, devido ao bairro de sua localização.
Hermógenes foi um dos precursores da ioga no Brasil e escreveu mais de 30 livros, traduzidos em diversas línguas. Também publicou diversos artigos, disponíveis gratuitamente para estudo.
Em 2012, foi lançado um livro sobre sua biografia,  "Hermógenes: Vida, Yoga, Fé e Amor", escrito por um aluno e discípulo. Está em fase de produção um documentário sobre sua história, obra e vida.
Ao falecer em 13 de março de 2015, Hermógenes deixa duas filhas, seis netos e nove bisnetos e seu corpo foi cremado na capital fluminense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts