Brincar é coisa séria
Ampliando o
olhar
A Declaração
Universal dos Direitos da Criança, aprovada pela ONU em 1959, determina que toda
criança tem direito ao lazer. Brincar é essencial porque é um exercício de
descobertas permanentes.
Segundo a
professora Tizuko Kishimoto, da Faculdade de Educação da USP, “se desejamos
formar seres criativos, críticos e aptos para tomar decisões, um dos requisitos
é o enriquecimento do cotidiano infantil com a inserção de contos, lendas,
brinquedos e brincadeiras. [...] Ao brincar, a criança movimenta-se em busca de
parceria e na exploração de objetos; comunica-se com seus pares; expressa-se
através de múltiplas linguagens; descobre regras e toma
decisões.”
No Dia das
Crianças, convide toda a comunidade educativa a brincar! Mãos à
obra!
Atividade
passo a passo
1 Solicite aos alunos que façam um
levantamento, com a ajuda dos familiares, de nomes de brinquedos e brincadeiras
de outros tempos. Se possível, peça que pesquisem imagens (fotos e pinturas
antigas) e trechos de literatura relacionados ao tema.
2 Na sala de aula, oriente os
alunos a confeccionar painéis, registrando as informações e colando as imagens
em cartolinas.
3 Em seguida, faça com os alunos
um levantamento de nomes de brinquedos e brincadeiras atuais de que eles mais
gostam. Oriente-os novamente a confeccionar painéis em cartolinas. Peça que
façam desenhos junto a cada nome registrado na folha.
4 Além dos painéis, verifique a
possibilidade de reunir alguns brinquedos antigos e atuais para expor em
vitrines no dia da mostra. Lembre-se de identificar cada
objeto.
5 Pesquise regras de brincadeiras
coletivas (jogos de locomoção, de bola, verbais), cantigas, contos e fábulas, em
livros e sites. Selecione conteúdos que possam ser explorados em sua
escola e aplicados com as crianças no dia da mostra, considerando as
especificidades das turmas e o espaço disponível. Separe o material necessário
para cada brincadeira.
6 Elabore a montagem da exposição.
No dia da mostra, prepare o local em que serão colocados os painéis
confeccionados pelos alunos, as vitrines em que ficarão expostos os brinquedos e
os espaços para as brincadeiras (pátio, quadra, salas de aula etc.). Convide os
alunos a participar e divirtam-se!
Material
necessário
Para a exposição:
- vitrines, painéis, tesoura, cola,
fita-crepe, outros
Para as brincadeiras:
- brinquedos e jogos
escolhidos
Saiba
mais
- Sobre brincadeiras: www.abrinquedoteca.com.br/index_interna.htm
- Escola Oficina Lúdica: www.escolaoficinaludica.com.br/brincadeiras/index.htm
- Professora Tizuko Kishimoto: Laboratório
de Brinquedos e Materiais Pedagógicos: www.labrimp.fe.usp.br/
- Portal Cultura Infância: www.culturainfancia.com.br/layout_portal2/
- Cartilha Brincar para Todos: http://portal.mec.gov.br/index.php?catid=192:seesp-esducacao-especial&id=12665:brincar-para-todos&option=com_content&view=article
Nenhum comentário:
Postar um comentário