Iniciativas de valor

Programa de Educação Ambiental


No último dia 12 de setembro, o Governo da Bahia lançou o Programa de Educação Ambiental (PEA), um trabalho conjunto das Secretarias da Educação e do Meio Ambiente. O PEA faz parte da lei n. 12.056/2011, que parametriza políticas para Educação Ambiental no estado e foi concebida por meio de consulta pública.
A Educação Ambiental, apesar de constar nos PCN como um tema transversal, nem sempre está presente no trabalho de sala de aula. A falta de capacitação dos docentes em tratar do tema e a dificuldade em se obter recursos para projetos que envolvam o meio ambiente dificultam que a temática ambiental tenha a importância devida nas escolas. O assunto acaba ficando restrito apenas às aulas de Biologia ou Ciências.
De acordo com o coordenador de Educação Ambiental e Saúde, Fábio Barbosa, o PEA estabelecerá “bases para a captação de recursos financeiros destinados à implementação da educação ambiental”. O objetivo é tornar mais presente o tema no cotidiano escolar, de forma interdisciplinar e transversal.
As ações do PEA ocorrerão a partir de quatro eixos estruturantes: territorialidade, transversalização, comunicação e avaliação. O primeiro eixo busca descentralizar as decisões e adequações às características de cada região. Os dois eixos seguintes estão ligados à Educação, trabalhando a interdisciplinaridade e a democratização das informações. O último eixo será a forma de avaliar as ações e projetos realizados, de modo crítico e construtivo, a fim de garantir que o Programa tenha continuidade.
Se você se interessou pelo debate sobre Educação Ambiental e quer conhecer mais sobre o PEA, CLIQUE AQUI.