segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

CÃOFIANTE...

Cães ajudam a superar dificuldades de leitura de alunos em projeto inovador

Diário Online - 30/01/14

Trata-se de uma iniciativa que resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Silves, através da sua biblioteca municipal e do sector de Psicologia, e do Agrupamento de Escolas de Silves.

Hoje, quinta-feira, 30, realiza-se na Escola EB n.º 1 de Silves, a primeira sessão do projeto-piloto «L.E.R. Cãofiante», revelou a autarquia silvense, em comunicado.

Esta iniciativa, inovadora em Portugal, pretende ajudar um grupo controlado de alunos de uma turma de 3.º ano do referido estabelecimento de ensino a superar as suas dificuldades ao nível das competências leitoras e da relação entre pares, beneficiando da presença de ouvintes atentos e facilitadores do processo terapêutico: os cães.

Neste processo, os «amigos caninos» funcionam como um estímulo multissensorial, que fomenta a atenção, a concentração e a cooperação das crianças nas tarefas propostas, contribuindo para elevar a expectativa das crianças relativamente à sua capacidade para superar dificuldades e aumentar a sua autoestima.

Por outro lado, e de modo a poder englobar toda a turma num projeto comum de prática lúdica da leitura, com o objetivo de estimular o gosto por ler bem e aproximar os alunos das metas estabelecidas para o seu ano de escolaridade, irá implementar-se uma outra vertente do projeto, intitulada «L.E.R. – Livros Em Roda».

Esta vertente passa pela criação de uma biblioteca de turma, que servirá de base à implementação diária de dinâmicas de leitura em sala de aula, dinamizadas pela docente e, paralelamente, atividades de leitura-a-par em casa, com as figuras familiares de confiança destas crianças.

Este projeto, que foi inspirado no programa «R.E.A.D.», já é dinamizado em inúmeras escolas dos Estados Unidos, Canada e, também, em alguns países europeus, com algum grau de sucesso.

Ainda neste âmbito, a biblioteca municipal de Silves lançou, no final de 2012, uma ação de promoção de leitura denominada «Pipas de Livros», iniciativa inovadora a nível nacional que tinha como objetivo melhorar a capacidade de leitura das crianças e incentivar o gosto pela leitura através da utilização de um cão ouvinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts