quinta-feira, 6 de março de 2014

BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS.

E este, não é um problema só la de fora. Aqui também temos problemas...

Salvem as comunitárias

Galeno Amorim
Bibliotecas comunitárias são simplesmente essenciais para fazer com que mais pessoas leiam livros no Brasil. Mas elas precisam ser apoiadas pelas políticas públicas: com livros e com ajuda financeira para manter gente e esses locais abertos (e não como mais um depósito de acervos).

O incrível é que há gente por toda parte interessada em abrir ou manter uma biblioteca assim. Este é o caso, por exemplo, do Felipe Pereira da Silva, professor no interior da Paraíba. Estudioso em estratégias de leitura e formação de leitores, ele chegou a trabalhar, por algum tempo, numa biblioteca. Desenvolveu lá um projeto que chamou de Ler é Bom: Experimente! E não é que deu certo?! Porém, com o descaso e o desinteresse das autoridades locais em manter a ação, a coisa desandou. Mas até hoje ele continua emprestando – em casa mesmo! – os poucos livros de que dispõe. Mas anda doido para que apareça alguma alma boa para ajuda-lo a abrir uma biblioteca comunitária por lá.

“É um sonho e, ao mesmo tempo, uma necessidade”, ele diz, angustiado que está por ver que muitos já estão perdendo o gosto de ler. Uma pena. Se você conhece uma ONG, empresa ou cidadão disposto a ajudar o Felipe a criar sua biblioteca comunitária no interior da Paraíba, não se avexe. Escreva pra ele: scj.felipe@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts