sexta-feira, 29 de agosto de 2014

MAIS UMA BOA TENTATIVA.

Projeto monta bibliotecas em escolas públicas para incentivar leitura na PB

G1 - 16/08/2014
Cada livro e cada brinquedo representam um mundo de diversão às crianças que recebem o apoio do projeto Teia do Aprender na Paraíba. As bibliotecas e brinquedotecas montadas pelos voluntários em escolas e creches públicas visitadas, representam um modo de semear o estímulo à leitura, através de ações lúdicas e educativas.

A doação idealizada por uma escola particular vem sendo praticada por alunos e professores do projeto Teia do Aprender, que já levaram um final feliz a crianças carentes em cinco instituições de ensino no Agreste do estado, nos municípios de Campina Grande, Lagoa Seca, Areial e Boqueirão.

Os alunos de ensino médio da escola particular executam a parceria com a equipe pedagógica de ambas as escolas, arrecadando os livros e brinquedos que comporão as bibliotecas e brinquedotecas, promovendo um evento de entrega das doações com atividades educativas, oficinas de leitura, desenho, música e teatro.

As intervenções buscam estimular a solidariedade entre os adolescentes e crianças, transmitindo práticas de integração entre universos distintos vivenciados cotidianamente pelos estudantes do ensino particular e da educação pública.

"O projeto consiste não apenas na doação de livros para formação de bibliotecas, mas na criação de brinquedotecas em creches. Além disso, promovemos interações entre alunos da escola e das creches, através de intervenções pedagógicas criadas com nossos alunos de ensino médio", destaca o coordenador Stellio Mendes.

Um exemplo da ação educativa aconteceu em 2011, quando a escola municipal José André da Rocha, na zona rural de Lagoa Seca, foi visitada pela Teia do Aprender, possibilitando o acesso dos estudantes aos livros da biblioteca doada. No ano passado, a professora da instituição Edjane Oliveira foi a única paraibana agraciada pelo Prêmio Professores do Brasil, através do trabalho "Viajando no Mundo dos Livros".

A premiação que escolheu 40 professores no país é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica, com o objetivo de reconhecer o mérito de professores das redes públicas e a contribuição deles para a melhoria da qualidade da educação básica.

"Comecei a perceber que o professor tem que inovar, de uma forma que possa colher frutos, não adiantar mostrar conteúdos sem que a criança possa ler e interpretar. Se ela lê e não interpreta, ela não vai entender o que está escrito", explicou a educadora.

"Pitágoras diz assim: educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos. Hoje, vivemos em uma sociedade em que realmente os poderes públicos têm que investir em políticas de educação, porque a educação pode não mudar o mundo, mas o mundo não muda sem a educação", alegou a professora

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