sábado, 16 de agosto de 2014

MUNICÍPIOS BRASILEIROS TERÃO BIBLIOTECAS DIGITAIS.

Municípios brasileiros terão bibliotecas digitais

Bibliotecas públicas e comunitárias já podem operar plataforma de empréstimo de eBooks


As bibliotecas públicas dos 5.570 municípios brasileiros finalmente vão conseguir ingressar, a partir deste mês, na era digital, e passar a emprestar e-books aos seus usuários, como já acontece em países do Primeiro Mundo. O acesso poderá ser feito a partir de computadores, tablets, e-Readers e smartphones nas bibliotecas e também em outros lugares. A leitura pode ser feita inclusive com os aparelhos desconectados da internet, desde que os textos sejam carregados e mantidos na tela.
O programa de implantação de bibliotecas digitais foi apresentado nesta quarta-feira (13/08), em Brasília, durante encontro de lideranças municipalistas na Associação Brasileira de Municípios (ABM), onde foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a entidade e a Fundação Palavra Mágica, responsável pelo Observatório do Livro e da Leitura, que elaborou o projeto. Toda a execução será feita pela Árvore de Livros, uma plataforma digital de empréstimo de eBooks desenvolveu a tecnologia e um modelo de negócios com as editoras brasileiras. Nos estados, a implantação das bibliotecas terá o apoio de entidades municipalistas estaduais e dos sistemas de biblioteca pública.
As bibliotecas poderão utilizar, gratuitamente, a plataforma de empréstimo e terão a sua disposição ferramentas para gestão, monitoramento do desempenho leitor dos usuários, suas dificuldades e gerarão seus rankings de leitura, que poderão ser comparados com as estatísticas das demais cidades e também com o índice nacional de leitura (segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, são lidos, em média, 4 livros por ano no país, mas se descontar aqueles indicados pelas escolas esse índice cai pela metade).
Pelo acordo assinado, as bibliotecas terão direito à manutenção gratuita e treinamento virtual dos funcionários, inclusive para o desenvolvimento de projetos de fomento à leitura e o aprimoramento da biblioteca física. Os usuários terão acesso, inicialmente, a uma coleção de clássicos digitais da Árvore composto por mais de 1.000 e-books de autores nacionais e estrangeiros que estão em domínio público. Futuramente, caso queiram, as bibliotecas poderão incrementar seus acervos com outros eBooks (a Árvore conta com mais de 14 mil eBooks em seu acervo digital).

“O empréstimo de e-books vai gerar uma verdadeira revolução na leitura e na educação brasileirae, por isso, é fundamental esse tipo de esforço para que uma só cidade brasileira, por menor que seja, de fora dela, seja por razões tecnológicas ou financeiras”, afirma o CEO da Árvore, Galeno Amorim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts