domingo, 10 de agosto de 2014

VIDA E OBRA DO MESTRE.


09 de agosto de 2014

Vida e obra do mestre

Jornal A Cidade - 08/08/2014

Um dos artistas plásticos mais importantes de Ribeirão Preto ganha uma biografia póstuma na comemoração de seu centenário. Vai ser lançado hoje o livro “Bassano Vaccarini: Além do Moderno”, com direito a abertura de uma exposição no Espaço Cultural do RibeirãoShopping. A publicação faz parte do segundo volume da coleção “Biografias”, realizada pelo Instituto Paulista de Cidades Criativas e identidades Culturais.

“A escolha por Vaccarini faz parte da proposta do instituto em reconhecer o potencial cultural da cidade. Vaccarini foi importante para o movimento cultural de Ribeirão e região, desde quando veio para cá, na década de 1950”, afirma a professora Lilian Rosa, uma das autoras da biografia.

Escrito em parceria com a jornalista Adriana Silva e com a doutora em Artes Maria de Fátima Garcia de Matos, o livro retrata a trajetória do artista e traz à luz uma coleção composta por trabalhos realizados em 1995, no formato digital.

Bassano criou mais de 800 obras digitais no computador de casa e que estavam salvas em disquetes. Dezoito das imagens estão no livro e 14 vão estar em exposição.

“Bassano fala durante uma entrevista à TV Cultura: ‘Tenho tendência à pesquisa. É pesquisando que a gente se renova’. Este trabalho é fruto de uma pesquisa do artista em busca de renovações”, comenta Maria de Fátima.

Rock In Rio

Daniela Vaccarini, filha do artista, diz que o interesse de seu pai pela informática começou em 1985, quando a família assistia aos shows da primeira edição do Rock in Rio. “Ele ficou encantado com os jogos de luzes e os lasers no palco, que eram programados por um computador. Anos depois resolvemos comprar um computador de última geração para que ele pudesse desenhar”, conta Daniela.

O escolhido foi um Macintosh da Apple. “Mas ele ficava decepcionado quando os trabalhos eram impressos. Primeiro porque não tinham tanto brilho quanto o desenho na tela e segundo por causa do tamanho da impressão. Ele achava muito pequenas”, conta.
Mas Daniela informa que seu pai, falecido em 2002, ficaria muito feliz com a biografia e a exposição de hoje. “O livro ficou belíssimo. Muito didático e que, ao mesmo tempo, mexe com o emocional”, ressalta.

Artista plástico faleceu magoado com Ribeirão Preto

Nascido em 9 de agosto, na região de Milão, Itália, Bassano Vaccarini veio para o Brasil após a Segunda Guerra. Chegou a Ribeirão em 1956, a convite do então prefeito Costábile Romano, para organizar os festejos do centenário da cidade. E não deixou mais o interior.

Porém, nos últimos anos de vida, Bassano passou por uma de suas maiores decepções quando preparava uma série de esculturas no Parque Maurílio Biagi. Seu trabalho foi suspenso pela administração Roberto Jábali e as obras ficaram incompletas. Deprimido, mudou-se para Altinópolis, onde realizou uma série de trabalhos. Vítima do Alzheimer, morreu em 2002.

“Ele disse [em uma de suas últimas entrevistas] que estava muito magoado, porque ele queria transformar essa cidade em uma cidade-arte”, conta Adriana Silva.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts