segunda-feira, 27 de julho de 2015

DR. OLIVEIRA REALIZA A PRIMEIRA CESARIANA NA SANTA CASA.

A PRIMEIRA CESARIANA NA SANTA CASA ACONTECEU EM 1938.
Em 24 de maio de 1938 o Dr. Zoroastro de Oliveira Filho foi pego de surpresa com uma situação que ele nunca havia visto.
Dona Nair de Oliveira Lima esposa do senhor Joaquim Barnabé de Lima (Cajuru) residia nas imediações da barragem no Campo Grande. Estava grávida de seu primeiro filho e nada da criança nascer. Como já havia passado do tempo, quase 10 meses, a parteira dona Vitoria que la estava, achou melhor levar dona Nair para a Santa Casa.
O único automóvel que havia era uma Ramona 28 do senhor Zeca Santo, que, por sorte, era vizinho e foi quem a socorreu com o maior cuidado.
Já na Santa Casa com os recursos que tinha na época o Dr. Oliveira tentou de tudo para que a criança nascesse de parto normal, e nada.
Cesariana ele só conhecia de literatura, mas era o que precisava fazer. Com a habilidade que tinha, tudo correu muito bem e nasceu um meninão forte que recebeu o nome de Raimundo Nonato de Lima. Nonato que significa não nascido, foi sugestão do Dr. Oliveira que acabou sendo o padrinho da criança.
 Raimundo Nonato de Lima que, nasceu da primeira cesariana realizada na região, pelo Dr. Zoroastro de Oliveira Filho, foi convidado para fazer o decerramento da placa de inauguração da maternidade.
Dona Nair de Oliveira Lima a primeira paciente a fazer uma cesariana pelo Dr. Oliveira, ao lado de sua esposa dona Conceição e Raimundo Nonato de Lima o primeiro a nascer desta cesariana.

Um comentário:

  1. Meu pai, querido Sr Raimundo Nonato, tem muito orgulho de ter sido o bebê do primeiro parto cesariana do Dr Oliveira e da Santa Casa de Misericórdia da Campanha. Aos seus 77 anos muito bem vividos nos conta lindas histórias daquela época, histórias que minha avó Nair contava de como era precária a situação da saúde antigamente. Graças a solidariedade e humanismo do saudoso Dr Oliveira tudo deu certo, e ele por muitos e muitos anos salvou a vida de muitas mulheres Campanhenses!!!!
    Isabella Lima Ribeiro

    ResponderExcluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts