sexta-feira, 31 de julho de 2015

FILMES NAS FÉRIAS, SÃO FONTES DE CONHECIMENTO PARA ESTUDANTES.

Durante férias, filmes são fontes de conhecimento para estudantes

G1 - 24/07/2015
Além dos livros, apostilas ou a internet, os filmes são ótimas opções no aprendizado, segundo professores e alunos. Muitas vezes a vida de personagens históricos ou temas como guerras, quando contados nos filmes, ajudam a entender melhor o que é ensinado na sala de aula. A Secretaria Estadual da Educação selecionou dez opções para os estudantes assistirem, neste mês de férias. E quem também aprende com os filmes são os alunos de cursinhos pré-vestibular
Filme com pipoca num ambiente bem descontraído. Parece até um programação para as férias. Mas um grupo de alunos de Mogi das Cruzes não está de folga. Eles assistem aos filmes porque estão se preparando para o vestibular.
“A gente se reúne para assistir filmes que contextualizam tudo o que a gente aprende em sala de aula. Conseguimos ter uma noção bem melhor de detalhes que não conseguimos ter dentro da sala de aula”, disse o estudante Felipe Siqueira.
Um dos filmes escolhidos abrange duas disciplinas: História e Filosofia. “O nome do filme é Hannah Arendt e esse filme trata sobre a vida de uma filósofa, no contexto da 2º guerra mundial. Então, o filme é excelente não apenas para contextualizar os acontecimentos da guerra, mas, sobretudo, da ditadura totalitária nazista”, detalhou o professor de história, Rafael Fortes.
Já o professor de Filosofia, Elvis Almeida, dá outro ponto de vista. “O ambiente que está enredado o filme, é um ambiente de crise. E nesse contexto vai surgir uma corrente filosófica existencialista, do qual faz parte a Hannah Arendt e vários outros filósofos que vão discutir o que é o ser humano”.

A estratégia foi tão bem aceita pelos alunos e professores do cursinho que o cine clube fica à disposição, inclusive de amigos e familiares. Tudo para motivar os estudantes.
“O aluno que consegue trazer o repertório diferente da coletânia, consegue pensar um pouco fora da caixa, citar muito bem um autor ou um conceito, a tem a nota muito elevada na redação” , disse a proprietária da escola mônica arouca.
“isso amplia o repertório que temos. Sai um pouco só de livro e textos que temos que ler. Acho importante porque os vestibulares têm incluído filmes em seus questionamentos”, concluiu a estudante Nicole Eroles.
Incluir os filmes no processo de aprendizagem dos alunos é também uma estratégia da Secretaria Estadual de Educação, que selecionou uma lista de 10 produções para os estudantes assistirem durante as férias. As indicações são opcionais, mas podem ajudar nas aulas de História.
Entre os selecionados estão o filme “Crash, no limite”, que fala sobre o preconceito racial; “Gran Torino”, que aborda a imigração asiática e mexicana e “Diários de Motocileta”, que retrata o comunismo na América do Sul.
A estudante Karine de Oliveira Costa escolheu “O Carteiro e o Poeta” para se aprofundar nos estudos. “Eu escolhi esse filme porque tinha curiosidade de saber um pouco mais sobre a vida de Pablo Neruda, que é um poeta chileno. Esse filme retrata a amizade entre um carteiro e o Pablo, durante o período em que ele esteve exilado”.
A estudante está no 3º ano do Ensino Médio e vai prestar vestibular para o curso de Jornalismo. “Como estou em época de vestibular, sei que os filmes são uma ótima forma para eu me preparar e adquirir mais conhecimentos e informações”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts