quarta-feira, 22 de julho de 2015

VINHO DA CAMPANHA GANHA MEDALHA DE OURO EM PARIS.

MEDALHAS DE OURO PARA OS VINHOS DA CAMPANHA

OS VINHOS DA CAMPANHA GANHARAM

MEDALHA DE OURO

           Segundo interessante e valiosa notícia estampada no jornal  “A CAMPANHA” de 1902, o “Ten. Cel. Adolfo Lion Teixeira, nascido na Campanha no ano de 1833, de pai francês e mãe brasileira, implantou na Campanha a indústria vinícula a que se consagrou por mais de quarenta anos e foi um dos primeiros dessa indústria no Brasil. Os seus vinhos lograram grande fama pela sua alta qualidade alcançando Medalha de Ouro na  5º. Exposição Industrial Mineira de 1872  e a medalha de OURO na Exposição Universal de Paris em 1899. Foi um grande benemérito da Campanha, que tanto trabalhou pelo seu progresso. Faleceu no dia 31 de Julho de 1902, as 10 horas da noite. A cidade chorou a perda. Mons. Ferrão (que ainda não era Bispo, naturalmente) celebrou a missa na capela de sua residência por sua alma e a Câmara Municipal fez constar em ata voto de pesar pela grande perda”.

         O seu estabelecimento era muito bem equipado, contando com processos práticos e engenhosos que, após dispendiosas experiências, produzia vinhos tão perfeitos como dos melhores produtos importados e, por isso mesmo, como vimos da nota acima, premiados com justiça em várias exposições, inclusive na França, terra tradicional dos melhores vinhos da Europa e do mundo. Mas Adolfo Lion era, antes de tudo, um idealista patriota, homem dotado de grande visão, que pretendia, acima dos interesses pessoais, o progresso de sua pátria, sobretudo no setor de agricultura, com a sua vasta experiência obtida na cultura da uva, e que desejava oferecê-lá, como valiosa cooperação sua ao Governo, segundo atesta ata da Câmara Municipal da Campanha, lavrada em 6-12-1833, e presidida pelo respeitável Cidadão Bernardo Saturnino da Veiga.

         Espírito altamente construtivo e empreendedor, Adolfo Lion Teixeira, avançado em mais de cem anos de seu tempo, não se contentava com as metas já atingidas e vitoriosas e projetava novas, pondo-as em ação, como a que o jornal campanhense “A Consolidação”, em seu nº de 10-10-1896, teve a seguinte notícia, sob o título: “ Fábrica de Cerveja”. Inaugurou-se hoje no estabelecimento vinícula do infatigável e benemérito  Industrial Te. Cel. Adolfo Lion Teixeira, a sua fábrica de cerveja,  novo ramo da indústria que o distinto campanhense intenta implantar nesta cidade. Recebendo ali muitos convidados, o Te. Cel. Adolfo as fez percorrer o edifício construído para o novo estabelecimento e examinaram os aparelhos da fabricação e depois ofereceu-lhes a prova da espumante bebida, que todos apreciaram e acharam excelente. A prova é um  modo de dizer, pois houve conviva que bebeu nada menos que 10 “choppes”, em menos de  uma hora. Não obstante, ninguém perdeu a “Tramontana”


         Documento encontra-se  no Centro de Estudos da Campanha.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto José Milton! Parabéns também pelos trabalhos de arqueologia, ao qual encontramos vestígios claros da presença da fábrica de bebidas de Adolpho Leon, por meio dos cacos de garrafas antigos, localizado próximo às ruínas!

    ResponderExcluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts