quinta-feira, 10 de julho de 2014

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA BIBLIOTECA.

Na biblioteca, contação de histórias em Mogi das Cruzes (SP)

O Diário de Mogi - 04/06/2014
Contação de histórias e palestra. Essas são as atividades  programadas para o aniversário da Biblioteca Municipal “Benedicto Sérvulo de Santana” que completa amanhã 66 anos de atividades. Instalada em uma casa antiga da Rua Coronel Souza Franco, ela ainda acaba de passar por uma reforma que permitirá maior conforto aos seus frequentadores.

Para garantir acessibilidade a todos e ampliar a segurança o piso foi todo reformado. Uma tenda fixa também foi instalada na parte externa da edificação o que permitirá a realização de várias ações ou simplesmente o acesso a um local mais arejado para leitura.

“Ainda falta uma parte, mas por ser um prédio histórico, temos que tomar cuidado na hora de mexer”, explica o secretário de Cultura, Mateus Sartori. Ele diz ainda que existe a possibilidade de transferir a biblioteca para um outro local, mas a mudança ainda está em estudo.

Hoje cinco mil títulos não estão devidamente acomodados, apesar de alguns exemplares já terem sido encaminhados para outros lugares que necessitavam como uma biblioteca em Biritiba Mirim. “O nosso bibliotecário fez uma relação de títulos repetidos e doamos”, explica o secretário.

Nas estantes espalhadas pelas salas do prédio estão 35 mil obras dos mais diversos segmentos. E para quem pensa que a consulta é ínfima, por conta da internet, se engana. No ano passado, por exemplo, foram 13 mil atendimentos.  “São estudantes, professores, mas também pessoas que vão em busca dos jornais do dia. De manhã tem muita gente que vem para a biblioteca para ler os periódicos”, conta Mateus.

Atividades lúdicas

Hoje, além de ser um posto de consulta a informação, as bibliotecas também são espaço para realização de outras atividades, porém todas, ligadas aos livros. A contação de histórias é um exemplo.

Por isso mesmo a Secretaria Municipal de Cultura optou pela atividade na comemoração dos 66 anos da biblioteca. “O contador pega o livro, conta a história e as crianças se aproximam da leitura. É uma atividade lúdica”, aponta ele.

Depois das comemorações de aniversário a ideia é que a biblioteca volte a ter contações de histórias com mais frequência. “Já queríamos ter retomado o projeto, mas havia dificuldade em contratar profissionais. Não tínhamos artistas cadastrados. Agora com esse novo cadastro conseguimos”, aponta ele

Mateus ainda destaca que as bibliotecas hoje dialogam de uma forma diferente com as comunidades em que estão inseridas. “Hoje não é só para chegar e pesquisar. Pode ser um ponto de encontro para senhorinhas que vão contar histórias do passado, enquanto tricotam e depois tudo isso é documentado e vira acervo. Pode ser também um espaço para capacitação de professores, enfim o importante é sempre a aproximação com os livros”. (Mariana Nepomuceno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts