Mandela Day: Projeto de bibliotecas é inspirado na paixão de Madiba por leitura
Maxpressnet.com.br - 17/07/2014
Uma solução simples, prática, e inovadora para a carência de espaços para bibliotecas nas escolas sul-africanas é fornecê-las em uma caixa. O projeto de bibliotecas do Mandela Day, que reutiliza contêiners de navios para fornecer estruturas quase instantâneas para escolas primárias que mais precisam, abrange perfeitamente o espírito do slogan do Mandela Day, "Faça todo dia um Mandela Day".
A primeira biblioteca do tipo foi inaugurada no dia 18 de julho de 2011 na Escola Primária Tsakane, em East Rand , na província de Gauteng, e desde então mais 40 foram abertas, cobrindo escolas em necessidade em áreas rurais e urbanas por todo o país e tocando coletivamente a vida de mais de 30 mil alunos.
A ONG Breadline Africa fez uma parceria com a Nelson Mandela Foundation para organizar o projeto, com empresas fornecendo apoio financeiro, oferta de livros e trabalhadores voluntários. Diversas organizações literárias, agências de doação de livros, e editoras providenciaram livros, equipamentos educativos, e materiais.
Simplicidade e custo-benefício
A inovação está na simplicidade da intervenção, seu custo-benefício, e sua escalabilidade. Contêiners navais adaptados custam muito menos que estruturas de alvenaria, podem ser deslocados caso não mais utilizados, e não requerem licitações ou planejamento de planta.
Os beneficiados incluem não só crianças, que usam as bibliotecas para melhorar seu alfabetizado, compreensão, e conhecimento, como também professores e, indiretamente, pais e familiares.
Há um treinamento especializado para os bibliotecários designados a comandar as bibliotecas - em muitos casos, essas pessoas são voluntárias da comunidade - trazendo assim capacidade para as escolas assim como um contexto local para as comunidades e a criação de um ambiente que serve a comunidade como um todo.
O amor de Mandela pela leitura
"A instalação de bibliotecas do Mandela Day continua a expandir a mensagem sobre a capacidade das pessoas, quando essas trabalham juntas, para trazer mudanças positivas" diz a mensagem no site da Mandela Day Foundation. "As bibliotecas promovem a cultura da leitura e endereçam a necessidade de acesso igual aos recursos da educação".
De acordo com Puleng Phooko, coordenadora de programas para a Breadline Africa, o projeto, inspirado pelo amor de Mandela pela leitura e sua crença no poder transformador da educação, só pode ser bem-sucedido com os esforços coletivos de parceiros que queiram realizar mudanças positivas nas vidas das crianças. A Breadline Africa trabalha com outros parceiros para assegurar que as bibliotecas sejam equipadas com livros e materiais suficientes. Alguns desses parceiros, com contribuições significativas, incluem: Times Media Group, Room to Read, Biblionef, Pan Macmillan, The Bookery, e Rotary Club of South Africa.
Mandela Day
O Dia Internacional Nelson Mandela - Pela liberdade, justiça e democracia é uma comemoração internacional instituída pela Organização das Nações Unidas, a ser comemorado em todos os dias 18 de julho, data de nascimento do líder sul-africano Nelson Mandela.
Sobre a Brand South Africa
Brand South Africa, anteriormente conhecida como o Conselho Internacional de Marketing da África do Sul, foi criada em agosto de 2002 para ajudar a criar uma imagem de marca positiva e atraente para a África do Sul. O nome mudou oficialmente para melhor alinhar seu mandato de construir a reputação da marca da nação da África do Sul, a fim de melhorar sua competitividade global.
A primeira biblioteca do tipo foi inaugurada no dia 18 de julho de 2011 na Escola Primária Tsakane, em East Rand , na província de Gauteng, e desde então mais 40 foram abertas, cobrindo escolas em necessidade em áreas rurais e urbanas por todo o país e tocando coletivamente a vida de mais de 30 mil alunos.
A ONG Breadline Africa fez uma parceria com a Nelson Mandela Foundation para organizar o projeto, com empresas fornecendo apoio financeiro, oferta de livros e trabalhadores voluntários. Diversas organizações literárias, agências de doação de livros, e editoras providenciaram livros, equipamentos educativos, e materiais.
Simplicidade e custo-benefício
A inovação está na simplicidade da intervenção, seu custo-benefício, e sua escalabilidade. Contêiners navais adaptados custam muito menos que estruturas de alvenaria, podem ser deslocados caso não mais utilizados, e não requerem licitações ou planejamento de planta.
Os beneficiados incluem não só crianças, que usam as bibliotecas para melhorar seu alfabetizado, compreensão, e conhecimento, como também professores e, indiretamente, pais e familiares.
Há um treinamento especializado para os bibliotecários designados a comandar as bibliotecas - em muitos casos, essas pessoas são voluntárias da comunidade - trazendo assim capacidade para as escolas assim como um contexto local para as comunidades e a criação de um ambiente que serve a comunidade como um todo.
O amor de Mandela pela leitura
"A instalação de bibliotecas do Mandela Day continua a expandir a mensagem sobre a capacidade das pessoas, quando essas trabalham juntas, para trazer mudanças positivas" diz a mensagem no site da Mandela Day Foundation. "As bibliotecas promovem a cultura da leitura e endereçam a necessidade de acesso igual aos recursos da educação".
De acordo com Puleng Phooko, coordenadora de programas para a Breadline Africa, o projeto, inspirado pelo amor de Mandela pela leitura e sua crença no poder transformador da educação, só pode ser bem-sucedido com os esforços coletivos de parceiros que queiram realizar mudanças positivas nas vidas das crianças. A Breadline Africa trabalha com outros parceiros para assegurar que as bibliotecas sejam equipadas com livros e materiais suficientes. Alguns desses parceiros, com contribuições significativas, incluem: Times Media Group, Room to Read, Biblionef, Pan Macmillan, The Bookery, e Rotary Club of South Africa.
Mandela Day
O Dia Internacional Nelson Mandela - Pela liberdade, justiça e democracia é uma comemoração internacional instituída pela Organização das Nações Unidas, a ser comemorado em todos os dias 18 de julho, data de nascimento do líder sul-africano Nelson Mandela.
Sobre a Brand South Africa
Brand South Africa, anteriormente conhecida como o Conselho Internacional de Marketing da África do Sul, foi criada em agosto de 2002 para ajudar a criar uma imagem de marca positiva e atraente para a África do Sul. O nome mudou oficialmente para melhor alinhar seu mandato de construir a reputação da marca da nação da África do Sul, a fim de melhorar sua competitividade global.
Nenhum comentário:
Postar um comentário