sexta-feira, 12 de setembro de 2014

FALECEU THALITA DE OLIVEIRA CASADEI.

Faleceu em Niterói RJ a grande amiga da Campanha, THALITA DE OLIVEIRA CASADEI, viúva do Dr. Antônio Casadei. Seu sepultamento será amanhã de manhã naquela cidade. Nossos sentimentos aos familiares da amiga Thalita.

Thalita de Oliveira Casadei

Foto de Thalita de Oliveira Casadei
Nascida em Campos dos Goytacazes-RJ, exerceu suas atividades docentes e culturais no Distrito Federal, depois estado da Guanabara e município do Rio de Janeiro, e em Niterói. Viveu em várias cidades fluminenses, por força das funções de juiz e desembargador de seu pai, Aderbal de Oliveira, que nomeou o fórum de São João de Meriti. Igualmente em Petrópolis e Campanha-MG, localidades a que dedicou estudos. Eleita para o IHGB, em 1976, ascendeu à categoria de emérita. Pertence a vários Institutos Históricos: Rio de Janeiro, Niterói (de que é fundadora e primeira presidente), Parati, Petrópolis, Minas Gerais, Campanha, além de Academias de Letras: Fluminense, Sul-Mineira e outras.
Bacharel e Licenciada em Geografia e História, pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, atual UFRJ.
Autora entre outros, de Páginas de História Fluminense (1971), D. Pedro II e a planície goitacá (1985), A Imperial Cidade de Niterói (1988), Aspectos Históricos de Petrópolis (1989), e Parati, uma vida, uma saudade (1998) e de inúmeros artigos em folhas de Niterói, Campanha, Rio de Janeiro.
Agraciada com as medalhas "Vital Brazil", de Campanha. "Martim Afonso de Sousa", do Instituto Histórico e Geográfico de Guarujá-Bertioga, e outros títulos, como o de "Cidadã Honorária de Niterói".

Um comentário:

  1. Thalita Casadei também tinha estreita relação com Campanha, onde casou-se no religioso no Palácio Episcopal, em 20 de maio de 1967, com o campanhense advogado e historiador Dr. Antônio Casadei. Seu amor por Campanha foi imediato. Logo se ligou aos intelectuais e estudiosos da
    cidade como: Thomaz de Aquino, Borges Netto, Antônio Cândido Resende
    Filho e, principalmente, Monsenhor Lefort, entre outros. Pela publicação de vários artigos e livros sobre a História da Campanha recebeu, além do Título de Cidadã Honorária de nossa cidade, um cartão de ouro concedido pela Escola Estadual D. Inocêncio e a Medalha Vital Brazil - admiradora que era do grande vulto da humanidade.
    Também foi homenageada ao ter seu nome escolhido como Patrona da Biblioteca da Escola Municipal Dom Othon Motta. Foi articulista do Jornal Voz Diocesana e publicou, em 1989, do livro “Aspectos Históricos da cidade da Campanha”, fruto de anos de pesquisa no Arquivo da Diocese. Obra de inestimável valor para a História da cidade e de Minas.
    Num gesto de desprendimento, em 1994, o casal Thalita de Oliveira Casadei e Antônio Casadei fez questão de doar à Biblioteca Municipal Cônego Vitor sua seleta biblioteca.
    Sempre que possível e até o falecimento de seu esposo, Thalita visitou Campanha nunca deixando de visitar o Centro de Estudos Campanhense Monsenhor Lefort e os arquivos da Cúria Diocesana. Após o falecimento de Toninho Casadei cedeu ao CEC ML todas as fotografias de seu acervo pessoal. O legado que nos deixa é primordial para todos que desejam aprofundar no estudo das raízes do nosso Município. Fica registrado meu agradecimento e reconhecimento a essa campanhense exemplar. Angélica Andrès

    ResponderExcluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts