terça-feira, 8 de setembro de 2015

A "CONSTITUIÇÃO EM MIUDOS"

Constituição ganha versão 'teen' em livro lançado no Sul de MG

Daniela Ayres - G1


Jovem, curioso e com muitas perguntas sobre o país onde vive. Assim é Henrique, um adolescente como qualquer outro, exceto por um detalhe: ele mora dentro de um livro. Henrique é o personagem central de "Constituição em Miúdos", a versão "teen" da Constituição Federal lançada em Pouso Alegre (MG) e com distribuição gratuita para todo o Brasil.

Voltada para o público infanto-juvenil, a adaptação reúne os principais pontos da lei que rege o dia a dia dos brasileiros desde 5 de outubro de 1988, data em que foi promulgada. A leitura é leve. Uma viagem por 91 páginas, além de outras 35 com materiais extras, entre sumário da constituição original e glossário. Um trabalho feito a muitas mãos coordenado pela agente legislativa Madu Macedo e que, segundo a Associação Brasileira de Escolas Legislativas (Abel), é pioneiro.

Jovens que inspiram
Há 10 anos, Madu se tornou diretora de um projeto então recém criado pela Câmara Municipal de Pouso Alegre, a Escola do Legislativo Professor Rômulo Coelho. Com a proposta inicial de apresentar a crianças e adolescentes noções sobre o trabalho dos vereadores, a escola foi se transformando até chegar ao formato atual, em que o conhecimento das leis é um exercício de cidadania.

De 2005 para cá, cerca de 500 jovens passaram pelo plenário da Casa. Atualmente, a escola possui as câmaras mirim, jovem, universitária e a pré-mirim, com crianças entre 7 e 10 anos. São consideradas sementes para uma sociedade mais consciente de seus direitos e deveres, mas também inspiração para "Constituição em Miúdos".

"Existe um projeto na Câmara dos Deputados sobre o ensino da Constituição das Escolas", diz Madu. "Eu estava em Unaí (MG) e conversava com o Florian [Madruga, presidente da Abel] sobre a dificuldade dessa proposta. A Constituição é densa, difícil, nem adulto lê. Então propus o desafio de escrever o livro."

Aprovada pelo Senado, onde está sediada a Abel, a releitura da Constituição Federal começou a ser escrita em outubro de 2014 com a ajuda das colegas de escola do legislativo, a jornalista Tatiana Rezende e a estudante de Direito Mônica Franco, que desde os 11 anos participa das atividades das câmaras infanto-juvenis.

O livro ficou pronto seis meses depois e foi lançado na última quinta-feira (27) em Pouso Alegre. Sua publicação, no entanto, está a cargo do Senado, sob coordenação da Abel. No portal da associação é possível, inclusive, baixar o conteúdo na íntegra (clique aqui).

"A distribuição é gratuita e pode ser requisitada ao Senado. O livro já foi entregue em várias escolas. E o objetivo é esse mesmo, que cada vez mais as pessoas possam ter acesso à Constituição. O nosso grande desafio é despertar a vontade de aprender", garante Madu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts