sexta-feira, 25 de setembro de 2015

QUAIS FORAM OS NOSSOS REPRESENTANTES?

Imagem ilustrativa


A instalação do 17º e último Fórum Regional de Governo – Território Sul, em Pouso Alegre, foi marcada pela grande participação popular, com direito a recorde de público nos eventos: mais de 1.700 pessoas estiveram presentes na cerimônia. O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, destacou em seu discurso a importância da iniciativa da nova gestão em ouvir para governar e classificou a mudança de atitude na forma de trabalhar como fundamental no processo do desenvolvimento regional. As edições de instalação dos fóruns reuniram cerca de 18 mil pessoas, que vão ajudar na elaboração de políticas públicas para todo o Estado. 

Segundo Pimentel, os fóruns regionais representam um momento muito importante para as pessoas entenderem a mudança que está acontecendo na história de Minas Gerais. “É por isso que estou aqui hoje, e é por isso que eu fui em cada um dos 17 fóruns regionais e levei todos os meus secretários, para fecharmos junto com vocês as propostas que vão entrar no Plano Plurianual de Ações Governamentais e depois mandarmos para a Assembleia, para virar lei. O governo vai executar aquilo que a região decidir. Isso é uma novidade extraordinária. Governar ouvindo as pessoas, com simplicidade, humildade, prestando atenção naquilo que cada região do Estado quer. Essa é a grande mudança”, afirmou o governador. 

A diversidade na participação dos fóruns, que reúnem representantes da sociedade civil, lideranças políticas e empresariais, os movimentos sociais, lideranças religiosas, entre outros, foi comemorada por Pimentel. Segundo ele, o principal aliado do governo é o povo, que agora tem a efetivação de sua participação no governo. 

“A grande diferença é essa. Nós governamos para aqueles que são esquecidos, que são desassistidos, que são desabrigados, que são desamparados, às vezes humilhados, desprezados. Tem gente que não gosta e não acredita nisso, mas democracia é assim. Esse é o nosso modelo, essa é a nossa diferença. Se Deus nos der força e nos iluminar, nós vamos governar Minas Gerais até o último dia desse mandato para essas pessoas: os mais carentes, os mais humildes. E, com fé em Deus, governar esse Estado junto com vocês”, declarou. 

O Território Sul é integrado por 119 municípios, divididos em nove microterritórios: Alfenas, Itajubá, Lavras, Poços de Caldas, Três Pontas, Varginha, Pouso Alegre, São Lourenço e Três Corações. Neste primeiro ano, os fóruns têm como objetivo principal o levantamento de prioridades de cada território, para que os dados possam orientar a elaboração do Plano Plurianual de Ações Governamentais (PPAG) e do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI). Com essa agenda inicial encerrada, a partir de 2016, os Fóruns seguem como um canal de constante diálogo com a sociedade civil.

Participações

O secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, destacou o projeto do governo como uma inovação. “Estamos transformando a participação popular em política de estado, fortalecendo e democratizando a política em um espaço de governança regional”, afirmou.

O prefeito de Pouso Alegre, Agnaldo Perugini, destacou os avanços já conseguidos pela atual gestão para a região, como a instalação do Samu e, agora, com a criação do serviço Aeromédico. “Esse fórum é de todos nós, não somente de Pouso Alegre. Temos muita coisa para fazer, mas temos certeza que colocamos um grande homem no governo que é capaz de superar as dificuldades”, disse o prefeito. 

Já o deputado estadual Ulysses Gomes, que representou a Assembleia Legislativa no evento, elogiou a atitude da nova gestão, com “o compromisso do desenvolvimento da região Sul”. “É uma nova atitude com o povo mineiro, onde o povo tem lugar ao lado na frente, ao lado do governador”, afirmou. 

Para a presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário de Pouso Alegre e Região, Benedita Donizete Soares, a criação de um elo entre a sociedade e o governo será fundamental para o desenvolvimento regional. “Finalmente vamos ter a nossa voz e a nossa vez. Vamos participar e levar ao governador as nossas necessidades”, completou.

Fonte: Agência Minas

2 comentários:

  1. Eu gostaria de saber, quais foram os nossos representantes. Os vários seguimentos da nossa comunidade, foram ou serão ouvidos?

    ResponderExcluir
  2. Lendo a fala dos nossos representantes no estado, fiquei com a impressão de que eles ainda estão na campanha política, falando para os esquecidos, desamparados, humilhados...Pelo apresentado acima, o governo estadual ainda não tem um plano de ação para Minas Gerais. Pela proposta, a plateia presente deveria ser de empresários, agricultores, principalmente de educadores, já que estamos na "Pátria educadora". Tomara que eu esteja enganado.

    ResponderExcluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts