Na noite do dia 22 de setembro, tivemos a grata satisfação de realizar a primeira reunião pró grêmio estudantil. Talvez, devido ao horário, a participação foi pequena, mas de muito interesse e participação por parte dos que compareceram. Principalmente após assistirem os vídeos apresentados e os esclarecimentos apresentados pelo colega apresentador José Milton. Foi muito importante a participação de uma mãe e um pai, que saíram muito motivados e esperançosos de que, alunos pais e professores façam a sua parte.
A próxima reunião será quarta-feira dia 30, às 17:15h. Esperamos que nossos colegas alunos, tenham interesse em conhecer a grande oportunidade que estão tendo.
Grêmio Estudantil - O que é?
O grêmio é uma organização sem fins lucrativos que representa o interesse dos estudantes e que tem fins cívicos, culturais, educacionais, desportivos e sociais.O grêmio é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola. Atuando nele, você defende seus direitos e interesses e aprende ética e cidadania na prática.
A Secretaria de Estado da Educação entende que toda representação estudantil deve ser estimulada, pois ela aponta um caminho para a democratização da Escola. Por isso, o Grêmio nas Escolas públicas deve ser estimulado pelos gestores da Escola, tendo em vista que ele é um apoio à Direção numa gestão colegiada.
Os Grêmios Estudantis compõem uma das mais duradouras tradições da nossa juventude. Pode-se afirmar que no Brasil, com o surgimento dos grandes estabelecimentos de ensino secundário, nasceram também os Grêmios Estudantis, que cumpriram sempre um importante papel na formação e no desenvolvimento educacional, cultural e esportivo da nossa juventude, organizando debates, apresentações teatrais, festivais de música, torneios esportivos e outras festividades.
As atividades dos Grêmios Estudantis representam para muitos jovens os primeiros passos na vida social, cultural e política. Assim, os Grêmios contribuem, decisivamente, para a formação e o enriquecimento educacional de grande parcela da nossa juventude.
O regime instaurado com o golpe militar de 1964 foi, entretanto, perverso com a juventude, promulgando leis que cercearam a livre organização dos estudantes e impediram as atividades dos Grêmios. Mas a juventude brasileira não aceitou passivamente essas imposições.
Em muitas Escolas, contrariando as leis vigentes e correndo grandes riscos, mantiveram as atividades dos Grêmios livres, que acabaram por se tornar importantes núcleos democráticos de resistência à ditadura. Com a redemocratização brasileira, as entidades estudantis voltaram a ser livres, legais, ganhando reconhecimento de seu importante papel na formação da nossa juventude. Em 1985, por ato do Poder Legislativo, o funcionamento dos Grêmios Estudantis ficou assegurado pela Lei n. 7.398, como entidades autônomas de representação dos estudantes.
Grande cidadão José Milton, parabéns pelo incentivo aos jovens da tão querida cidade da Campanha!
ResponderExcluirMuito boa a iniciativa, Josemilton. Apenas discordo do final da matéria: "O regime instaurado com o golpe militar de 1964 foi, entretanto, perverso com a juventude, promulgando leis que cercearam a livre organização dos estudantes e impediram as atividades dos Grêmios. "
ResponderExcluirExplico:
1- O maior golpe militar que este país sofreu, foi o de 15 de novembro de 1889, quando nosso Imperador e sua família foram covardemente depostos e exilados.
2- O Regime Militar imposto em 1964 não foi perverso com a juventude, quem foi perverso foram os terroristas comunistas que agindo com intenção de implantar uma Ditadura Vermelha em nosso Brasil, levaram as Forças Armadas a tomarem atitudes como essa, de impedir os grêmios. Pois ali quem estaria infiltrados com o intuito de doutrinar nossos jovens.
3- Esta "resistência" ao Regime Militar (e não Golpe, pois foi querido por todos os brasileiros, excluindo obviamente os militantes comunistas/socialistas, terroristas, etc) tinha como cabeças, justamente a grande maioria dos nossos atuais governantes. Esses que estão levando nosso país para o fundo do poço.
Enfim, torço para que dê certo a ideia e que nossos jovens estudantes possam abrir os olhos tomando ciência da importancia dos estudos na vida de cada um. Que suas atitudes e ações perante os professores e colegas possam "revolucionar" o caos que a Educação vive hoje. Culpa, evidente, dos mesmos que pretendiam organizar grêmios "vermelhos" naquela época do Regime Militar. Que agora possam sentir o seu próprio veneno.
GOSTEI E UMA BELA CIDADE PARABENS A QUEM MORA NELA E DE CAUSAR INVEJA INVEJA COSTRUTIVA AVANTI BRASIL.
ResponderExcluir