quinta-feira, 10 de abril de 2014

SETE DICAS PARA SER MAIS PRODUTIVO.

Confira 7 dicas para você ser mais produtivo

Autor: Nathaly Bispo

7 dicas para você ser mais produtivoProduzir, atingir metas, gerar resultados. Independentemente do cargo ou da profissão, todos nós temos esses objetivos em comum e somos cobrados por isso. A produtividade é o principal elemento que faz um funcionário ser reconhecido, seja em uma microempresa ou numa multinacional.


Para mostrar de que forma você pode se tornar mais produtivo e ganhar destaque em sua empresa, conversamos com o consultor da FranklinCovey Brasil, Rodrigo Lolato, que citou 7 maneiras de tornar o dia a dia de trabalho mais rentável.

Confira!

1. Planeje sua semana


Um dos motivos de não sermos tão produtivos é agirmos de forma reativa na maior parte do tempo, ou seja, ficamos freneticamente apenas respondendo aos estímulos e demandas urgentes que nos chegam, sem necessariamente parar para pensar. Antes de começar a semana, deveríamos ter um momento para programar as nossas maiores prioridades, aquelas que são mais significativas e que nos mobilizam. E então selecionamos algumas poucas tarefas que gerarão o maior impacto possível nessa direção que queremos ir. Não se trata de fazer mais coisas, mas de fazer as coisas certas.

2. Reserve horário específico para cada atividade


Pesquisas mostram que quando somos específicos em “o que” e “quando faremos determinada tarefa”, as chances de realmente executá-la aumenta quase 3 vezes. Isso ajuda também a manter a mente focada naquela atividade enquanto estivermos colocando-a em prática. Já está mais do que provado pela neurociência que a tendência moderna de ser multitarefas traz mais prejuízos que benefícios, tanto à eficiência quanto à qualidade das relações ou até mesmo à saúde. Se fizermos as coisas que mais importam, uma de cada vez (ainda que dure poucos minutos cada uma), teremos muito mais chances de sucesso, e estaremos menos estressados. 

3. Desligue notificações automáticas de mensagens


Toda vez que um alerta aparece na tela do seu computador ou celular, torna-se um chamariz para querermos ler do que se trata. Muitas vezes não é muito importante e só serviu para nos distrair, com isso perdemos não apenas tempo, mas a qualidade do que estávamos realizando. Portanto, faça um favor a si mesmo e desligue todas as notificações automáticas possíveis. Isso o ajudará a ser mais protagonista do uso do seu tempo, e menos uma vítima que só reage a tudo que lhe chega.

4. Utilize uma ferramenta e se familiarize com ela


Use uma ferramenta que seja eficaz para programar seus compromissos e suas tarefas. É importante que suas tarefas estejam todas em um único lugar, assim quando você for planejar a execução delas, não corre o risco de priorizar as atividades erradas por não estar olhando o todo. Se você usa ferramenta eletrônica, como por exemplo, Outlook, Lotus Notes, Gmail, eles possuem diversos recursos que podem contribuir muito para melhorar a produtividade. Por exemplo, quando convidar alguém para uma reunião, já é possível ver se aquela pessoa está ocupada naquele momento, e evita-se assim, perda de tempo em renegociação e remarcação de reunião. É importante buscar cursos ou até dicas online de como fazer uso prático e eficiente da ferramenta que você usa.

5. Minimize tudo que rouba o seu tempo


Observe (e se possível, anote) tudo aquilo que rouba seu tempo durante uma semana. Você ficará impressionado com a quantidade de coisas que desempenham esse papel. Por exemplo: em geral perdemos muito tempo pensando sobre o que temos que fazer, isso é um tempo precioso que, além de desperdiçado, aumenta o estresse, pois não estamos produzindo nada, apenas preocupados. Ao invés disso, podemos ter uma agenda e lista de tarefas bem claras que organiza nosso tempo ao redor daquelas atividades que geram maior impacto para o objetivo que buscamos. Outro aspecto que normalmente desperdiça tempo são as interrupções: pesquisas mostram que quase um terço do tempo de um profissional é gasto com interrupções e o seu necessário tempo de retomada da atividade. Uma coisa que ajuda a mudar da cultura do “agora” é deixar claro para as pessoas, o “quando” elas podem esperar algo de você (sua atenção, resposta, etc). Assim você não apenas se organiza, mas também educa as pessoas ao seu redor sobre o que elas podem pedir para você. E evidentemente que a sua resposta de “quando” para essa pessoa, não deve partir de uma tentativa de ser evasivo, mas de alguém que é organizado e quer oferecer informações mais precisas e eficazes.

6. Recarregue suas energias


Produtividade tem tudo a ver com nossa capacidade de pensar e sermos criativos, pois somos trabalhadores da era do conhecimento. Sendo assim, é fundamental cuidar da nossa energia física e mental. Atividades de lazer que motivam, relacionamentos e interações significativas e fazer pausas durante o dia, são alguns dos exemplos que contribuem com essa recarga energética.

7. Faça coisas que te inspirem


Procure encontrar um propósito em tudo o que fizer. Um dos fatores que mais contribuem para aumentar nossa motivação e desempenho é encontrar um sentido naquilo que estamos fazendo, não importa quão grande ou simples for a atividade. De forma que, tudo que formos fazer, podemos nos perguntar: “Qual o propósito disso?”. Com isso, mudamos a chave interna de operar a partir do “tenho que” para “escolho fazer”,  o que significa mudar do modo reativo para o modo mais consciente e, portanto, mais criativo, produtivo e motivador.


Fonte: MSN Empregos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts