quinta-feira, 5 de junho de 2014

CONSUMO - LOGO EXISTO.

                        Consumo – logo existo

Vivemos em uma sociedade pautada pelo consumo,que sustenta a economia mundial. Valendo-se disso, o Capital cria produtos para os diversos públicos, gostos e bolsos, de modo que hoje, embora milhões de pessoas vivam abaixo da linha da pobreza, e gastem muito pouco no consumo de bens, há parcelas da população de consumidores que são responsáveis por alimentar o ciclo de produção capitalista.
                             
A ideia de felicidade acoplada ao consumo, o sonho da moda, a fugacidade delirante de todas as coisas produzidas e a aparente abundância sugerida pelo consumo, traz consequências a curto, médio e longo prazos, com impacto nas sociedades humanas e no ambiente.
 O que chama atenção é a urgência de se fazer circular os produtos e as formas de vida, com a característica de serem rapidamente envelhecidos e substituídos.  Em segundo lugar, esse aumento da velocidade de circulação gera a necessidade de lidar com conceitos do tipo descartabilidade e obsolescência programada. Isso se traduz em experiências de vida que têm por característica fundamental as conquistas em curto prazo, modos de ser em constante excitação por novas sensações e uma inquietação e insatisfação crescentes. O consumidor na sociedade atual está sempre em movimento, ligado às mudanças, instigado a abolir a durabilidade e a permanência das coisas, ao mesmo tempo em que luta para se reconhecer através dos inúmeros bens aparentemente disponíveis a todos.
Mas  alguma vez você já pensou na quantidade de natureza necessária para manter o seu estilo de vida? Já imaginou avaliar o impacto no planeta das suas opções no dia-a-dia, daquilo que você consome e dos resíduos que você gera?  A pegada ecológica individual mede o quanto a presença de cada pessoa no mundo consome dos elementos que compõem o nosso espaço de vida e existência (elementos geralmente vistos como recursos naturais), com vistas ao atendimento das necessidades que elege para sua vida em sociedade. Como critério para reconhecimento das condicionantes do nosso estilo de vida, a pegada ecológica coletiva pode ser comparada com a capacidade da natureza de renovar esses elementos – componentes bióticos e abióticos do meio ambiente. A pegada ecológica de um país é a área total requerida para a produção de todas as demandas de consumo de sua população, incluindo alimentação, vestuário, educação, saúde, cultura, trabalho, moradia, transporte, comunicação, entretenimento etc., as quais implicam exploração da natureza no que diz respeito a matéria prima, a energia, a água, a terras agricultadas, a áreas urbanizadas e, ainda, a bolsões de absorção dos resíduos gerados por todas as etapas implicadas neste processo antrópico geral. Portanto, em decorrência do ato de consumir produtos e serviços diariamente, a população mundial consome componentes ecológicos do planeta como um todo, de modo que a pegada ecológica da humanidade é a soma de todas essas áreas implicadas, onde quer que elas estejam no planeta. A humanidade necessita hoje de 1,5 planeta para manter seu padrão de consumo, colocando, com isso, a biocapacidade planetária em grande risco .
Sustentabilidade é a palavra da vez, entretanto é muito mais do que uma palavra da moda, significa muito mais do que mostrar para as pessoas que o “ser sustentável” é uma forma de vida e a única maneira de permitir que nosso planeta se recupere para que possamos viver em paz e por muito tempo ainda com os recursos naturais que ele tem para nos fornecer. A Cidadania possui estreita ligação com meio ambiente a partir do momento em que decidimos aplicar sustentabilidade em nossa  própria casa e exigir dos órgãos públicos o cumprimento da legislação ambiental,pois o artigo 225 da Constituição Brasileira prevê: “ Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”  
 “Pensar globalmente, agir localmente”, conceito  que contribui para mudar o comportamento  do cidadão, introduzir  a noção que cada um dos bilhões de seres humanos que habitam o planeta deve fazer a sua parte. Não vamos salvar o planeta por que recusamos uma sacola plástica,mas se os 7 bilhões de seres humanos que habitam a Terra atualmente, recusarem ,serão 7 bilhões de sacolas a menos.Preservar o meio ambiente é preservar a própria pele, e fragilizar o meio ambiente, é fragilizar a economia, o emprego, a saúde . O certo é que não existe saída se não houver uma alteração nos costumes predatórios. É imprescindível que cada vez mais os cidadãos tomem conhecimento do seu papel enquanto agentes de conscientização e responsabilidade ambiental, optando decididamente pelos produtos de empresas comprometidas com o meio ambiente e a qualidade de vida da sociedade. Não existe natureza capaz de alimentar um shopping center do tamanho do planeta.Pense nisso!

Mirian Fabiane Dickel Strate
Bióloga e professora


2 comentários:

  1. Adorei ver meu texto publicado em seu blog, conhecimento só tem valor compartilhado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirian, o prazer foi meu, em ajudar na divulgação de um tema tão importante e tão bem redigido. Parabéns

      Excluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts