quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

"O CAPITAL DO SÉCULO XXI" REVOLUCIONA IDEIAS SOBRE DESIGUALDADE.

'O Capital no século XXI' revoluciona ideias sobre desigualdade

"Foi uma revelação quando Piketty e colegas demonstraram que as rendas do hoje famoso "1%", e de grupos ainda mais estreitos, eram o mais importante na ascensão da desigualdade.", constata Paul Krugman, professor de economia e assuntos internacionais na Universidade de Princeton e ganhador do prêmio Nobel de Economia em 2008, em artigo publicado pelo jornal The New York Times e reproduzido pelo jornal Folha de S.Paulo, 26-04-2014.
Segundo ele, "nos EUA, a proporção da renda nacional reservada ao 1% mais rico seguiu uma curva em U. Antes daPrimeira Guerra Mundial, o 1% mais rico detinha 20% da renda nacional, tanto nos EUA quanto no Reino Unido. Por volta de 1950, essa proporção caíra a menos da metade. Mas de 1980 para cá a parcela reservada ao 1% disparou de novo - e nos Estados Unidos ela retornou ao ponto em que estava um século atrás".
O Prêmio Nobel de Economia, ao comentar o livro Capital in the Twenty-First Century (O Capital no Século XXI) de Thomas Piketty, afirma que a grande ideia da obra "é não só a de que retornamos ao século XIX em termos de desigualdade de renda como a de que estamos no caminho de volta ao "capitalismo patrimonial", no qual os grandes píncaros da economia são ocupados não por indivíduos talentosos mas por dinastias familiares".
Segundo Krugman, "esse é um livro que mudará a maneira pela qual pensamos sobre a sociedade e pela qual concebemos a economia".
E o economista americano conclui: "Piketty conclui com um apelo, especialmente, por impostos sobre a riqueza, se possível em escala mundial. É fácil ser cínico sobre as perspectivas de sucesso dessa empreitada. Mas certamente o magistral diagnóstico de Piketty sobre a situação para a qual nos encaminhamos torna o êxito mais provável. Por isso, seu livro é extremamente importante em todas as frentes. Piketty transformou nosso discurso econômico; jamais voltaremos a falar sobre renda e desigualdade como fazíamos".
Eis o artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts