quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

COMO A LEITURA INFLUENCIA NOSSA ATIVIDADE CEREBRAL!

Descubra como a leitura influência nossa atividade cerebral

Universia Brasil

Se você não gosta de ler, talvez os resultados de um estudo realizado pela universidade norte-americana Emory University te façam mudar de ideia.

Visando comprovar como a leitura de livros pode provocar alterações em nossas atividades cerebrais, pesquisadores selecionaram 21 alunos para lerem, durante nove dias consecutivos, o livro Pompeia, de Robert Harris.

A pesquisa durou 19 dias e foi realizada com um aparelho de ressonância magnética. Durante as nove manhãs seguintes às leituras, os estudantes passavam por exames no equipamento. O mesmo valeu para os cinco dias anteriores às leituras e os cincos dias após.

Apesar dos participantes não estarem lendo enquanto eram avaliados, os resultados apresentaram um aumento na conectividade de uma região do cérebro associada à recepção da linguagem. Outro aumento de conexões foi identificado na região ligada à função motora, relacionada com a criação de representações das sensações do corpo humano.

Isso significa que ler pode fortalecer as regiões de processamento de linguagem no nosso cérebro e que o estímulo contínuo do pensamento pode ativar neurônios associados ao seu ato físico. Ou seja, pensar em andar pode estimular a mesma atividade cerebral caso você estivesse realmente andando.

Portanto, os resultados da pesquisa realizada pela Emory University comprovaram que sim, ler livros pode influenciar seu cérebro. Os pesquisadores, entretanto, não afirmaram quanto tempo esses efeitos podem durar. Por isso, indicam que a leitura seja contínua e torne-se um hábito na vida da pessoa, já que, além de ser uma boa forma de distração, o livro tem potencial de aprimorar sua imaginação e melhorar sua conversação.

A seguir confira outros benefícios da leitura:

1. DIMINUE O ESTRESSE

Todos os problemas parecem distantes quando nos concentramos na história de um bom livro. Além de funcionarem como motivadores em diversos momentos, livros têm a capacidade de te ajudar a relaxar, ao abstrair todos os problemas em sua volta.

2.AUXILIA A ABSORVER CONHECIMENTO E EXPANDE SEU VOCABULÁRIO

Enquanto você lê, você está aprendendo. A prática diária da leitura pode te ensinar coisas novas a cada dia, inclusive novas palavras. Ler livros e artigos pode te auxiliar na hora da construção de um texto e até mesmo na compreensão de outros.

3. DESENVOLVE A MEMÓRIA E AJUDA A TER UMA MELHOR CONCENTRAÇÃO

Ler livros diferentes pode ajudar na conservação da memória. Lembrar e falar sobre as histórias, personagens e demais características da trama é um bom exercício para não esquecer das coisas. Além disso, quando estamos lendo, geralmente nos desconectamos das outras atividades. O hábito da leitura estimula esse exercício de concentração, que pode ajudar em diversos momentos críticos, como provas e avaliações.

4. MELHORA SEU PENSAMENTO CRÍTICO E ARGUMENTAÇÃO

Para aprender sobre determinado assunto e, mais do que isso, conseguir explicá-lo para as pessoas ao seu redor, nada melhor do que ler e ler muito! Com a prática da leitura, você começa a absorver conteúdos de maneira mais rápida e, a partir do momento em que está dominando um tema, consegue dar argumentos cada vez melhores em conversas e também ao redigir textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts