quinta-feira, 22 de maio de 2014

LEITURA É EXCELENTE EXERCÍCIO PARA O BEM ESTAR.

Leitura é excelente exercício para o bem estar

Mauricia Oliveira


Praticar a leitura é um alimento para nossa mente, mas não paramos para pensar que muitas vezes esse exercício é importante também para o nosso corpo. Seus benefícios já foram comprovados e vão muito além do entretenimento, conforme divulgado pelo portal Hype Science.
Desde os povos de antigas civilizações acreditava-se que a leitura poderia proporcionar alívio à variadas formas de enfermidades. Esse conceito tem até um nome, chama-se biblioterapia (terapia por meio de livros). No século passado, ela era recomendada para pessoas portadoras de doenças psiquiátricas como depressão, medos, fobias, pânico, ansiedade e também para pacientes geriátricos (idosos).
Mas por que ela faz tão bem?
A leitura, terapêutica ou não, distancia o leitor de suas próprias dores e assim possibilita uma percepção mais afundo de sua situação de vida. Além disso, ela é capaz de aguçar a criatividade e a expressão de sentimentos e ideias. Ler também pode estimular uma maior empatia com outras pessoas, além de diminuir o sentimento de solidão.
Com esse poder de mexer com as emoções do leitor, os livros suspendem temporariamente dos seus problemas, o que causa o bem estar e diminui a incidência de dores, principalmente as mais profundas.
O princípio da biblioterapia se assemelha bastante com o do Yoga, outra prática que desperta o bem estar. Segundo informações do portal iQuilibrio, ambos procuram trabalhar a consciência como uma unidade ligada à mente, desviar os pensamentos negativos e controlar a concentração. Tudo isso induz a pessoa a um equilíbrio interno.
Todas as faixas etárias podem se beneficiar dos efeitos positivos da leitura. Além de motivar os benefícios já citados, ela também pode melhorar autoestima, um problema constante nos consultórios de psicologia.
Como as histórias interferem na mente do leitor?
Através da prática, ele se envolve com a trama ou com o personagem da história e aí se identifica com o caráter ou com a experiência apresentada no livro. Funciona como um exemplo para ele. A partir daí, ao identificar-se no livro, o indivíduo sente alívio, pois reconhece que outras pessoas têm adversidades semelhantes as suas. Além disso, os dilemas e problemas resolvidos com sucesso na obra farão com que o leitor os associe emocionalmente aos seus próprios problemas reais. Assim, ele pode querer aplicar o que aconteceu na história fictícia à sua vida.
Isso tudo é possível devido ao poder da mente em possuir capacidade ideoplástica. Ou seja, os pensamentos podem assumir formas, se exteriorizar e criar aspectos da realidade em nossa volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts