Até bebês entram nas rodas de leitura
Marco Borba - ABC do ABC - 09/10/2015
Quem tem a convicção de que bebês não param para prestar atenção nas histórias que lhes são contadas está muito enganado. Prova disso foi o resultado da atividade Leitura para Bebês realizada no primeiro semestre deste ano, que visa estimular a leitura nas escolas da Educação Infantil. Nessa primeira experiência, que deve prosseguir em 2016, foram realizadas contações de histórias em algumas unidades, como na Emeb Eunice Alves Enéas Soares, no Bairro Areião, que atende crianças de até 3 anos de idade.
Conforme explica a professora Isis Alves dos Anjos, a leitura para os pequeninos já nos primeiros anos de vida os ajuda a compreender com mais rapidez as formas de comunicação. “Num primeiro momento apresentamos os livros como um objeto para que, aos poucos, se apropriem desse objeto. Com essa experiência, vão descobrindo as imagens e as cores. Depois, com a leitura, percebem que ela é usada para transmitir mensagens a eles. Com o tempo, passam a identificar e reconhecer o processo de comunicação, as expressões vocais, faciais.”
De acordo com Isis Alves, após o início da prática foi possível perceber aumento na concentração dos pequeninos nas atividades lúdicas. “Você aproxima o livro da criança, cria uma intimidade dela com o objeto.”
A ideia da implantação dessa ação na escola surgiu após a experiência realizada durante a edição anterior da Felisb (feira literária), em conversa da direção da escola e professores com o escritor e educador André Neves, na Emeb.
Os pais também foram orientados sobre como fazer esse trabalho em casa, e toda sexta-feira escolhem um livro para contar histórias para os filhos no fim de semana. Os livros são devolvidos na segunda-feira. A Emeb atende 72 crianças em período integral
Conforme explica a professora Isis Alves dos Anjos, a leitura para os pequeninos já nos primeiros anos de vida os ajuda a compreender com mais rapidez as formas de comunicação. “Num primeiro momento apresentamos os livros como um objeto para que, aos poucos, se apropriem desse objeto. Com essa experiência, vão descobrindo as imagens e as cores. Depois, com a leitura, percebem que ela é usada para transmitir mensagens a eles. Com o tempo, passam a identificar e reconhecer o processo de comunicação, as expressões vocais, faciais.”
De acordo com Isis Alves, após o início da prática foi possível perceber aumento na concentração dos pequeninos nas atividades lúdicas. “Você aproxima o livro da criança, cria uma intimidade dela com o objeto.”
A ideia da implantação dessa ação na escola surgiu após a experiência realizada durante a edição anterior da Felisb (feira literária), em conversa da direção da escola e professores com o escritor e educador André Neves, na Emeb.
Os pais também foram orientados sobre como fazer esse trabalho em casa, e toda sexta-feira escolhem um livro para contar histórias para os filhos no fim de semana. Os livros são devolvidos na segunda-feira. A Emeb atende 72 crianças em período integral
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