Olá pessoal!
Estive pensando sobre quantas normativas,
resoluções e demais canetadas e movimentos conclamam nós brasileiros a
participarmos e reivindicarmos na esperança de que algo novo venha à luz e ao
final, o velho do velho é o que está se praticando. Podemos pensar nisto a nível
governamental de nossa pátria; desde a nossa independência de Portugal quando
somos convidados a aclamar um Imperador de Portugal, nos desviando assim da
Proclamação da República, até os fatos atuais como a saída de Dilma e a posse de
Temer...
Mas, aqui vão algumas de minhas reflexões sobre a
educação que muda, muda e continua na mesma.
Se você gostar, concordar e achar, sobretudo, que
agrega algum valor: divulgue entre sua e outras redes.
Gratidão
ElyPaschoalick
Mudar é Difícil,
Fingir que Muda é mais Fácil!
FLAGRANTES DAS SALAS
DE AULAS DO SÉCULO XXI QUE DENUNCIAM 200 ANOS DE ATRASO NA
EDUCAÇÃO
Ely
Paschoalick
Mudar é difícil,
fingir que muda é mais fácil e dá visibilidade. A mudança assusta e
dá
insegurança.
Poderia eu aqui
estar a citar inúmeras afirmações culturais que permeiam o assunto MUDANÇA.
Ou, poderia, se
quisesse, apontar as muitas dificuldades relatadas pelos trabalhadores
da
educação que se debruçam sobre projetos inovadores que realmente propõe uma
mudança da velha maneira de ensinar, implantada desde o exército da Prússia,
reproduzida
pelas escolas catequistas dos Jesuítas e modernizadas pelos chamados
Sistemas de Ensino,
onde se utilizam a velha aula frontal, carteiras
enfileiradas, grade horária, provas externas
e internas e outros paradigmas que
engessam nosso sistema educacional em
flagrante desobediência à Lei de
Diretrizes e Base Nacional.
"O sistema
educacional prussiano foi o primeiro sistema público de ensino, no qual
valores
cívicos, éticos, línguas e matemática eram ensinados. Sua finalidade era
unificar
a Prússia, e acabou se valendo para a manipulação da população através
desse sistema
de ensino".
Mas, preferi,
neste artigo, apresentar algumas fotos tiradas em salas de aulas do século
XXI
que demonstram a permanência e a prática de uma filosofia educacional implantada
desde 1700.
Foto 1= Crianças
assistindo uma apresentação, possivelmente preparada pelo professor ou retirada
do material de autoria de alguma franquia (Sistema Educacional) em lousa
digital.(foto retirada da internet de uma escola de São
Paulo-capital).
Educação 200 anos de
atraso
| ||
Século
XVIII
|
Século
XXI
|
Como deveria ser
...
|
·
Alunos enfileiradas
em sala de aula, estratégicamente arrumadas para não se comunicarem um com o
outro,
·
Carteira de
madeira
·
Estojos de pano
(capanga)
·
Carteiras altas
deixando as crianças com os pés no ar.
·
Cada professor
escolhe o melhor lugar, em seu julgamento, que é para cada um sentar-se. Ora
separando os amigos, ora separando por nível de conhecimento e por outros
critérios que o professor considera adequado para haver um maior rendimento nas
atividades propostas pelo professor.
|
·
Idem: crianças
enfileiradas em sala de aula, estratégicamente arrumadas para não se comunicarem
um com o outro,
·
Carteira de
plástico
·
Estojos de
plástico
·
Idem: Carteiras
altas deixando as crianças com os pés no ar.
·
Alunos escolhendo o
lugar onde quer sentar-se e o professor comandando trocas de lugares quando
considera que a escolha do aluno impede a qualidade de produção das atividades
que são propostas pelo professor.
|
·
Estudantes
agrupadas em círculo de maneira a possibilitar que uma olhe para a outra e o
professor como estimulador de conversas e pesquisas entre
elas.
·
Carteiras e estojos
de material reciclável.
·
Móveis proporcionais
ao tamanho dos estudantes para que eles possam descansar os pés no
chão.
·
Liberdade para o
estudante ou seu grupo decidirem onde e como é mais confortável permanecer para
o alcance pelo qual aquela equipe se
reuniu.
|
Foto nº 2= Sala de aula com alunos
enfileirados frente a uma lousa digital que projeta o desenho de uma casinha
estereotipada à moda da arquitetura rural ou mesmo urbana de bem antigamente.
Esta foto dispensa comentários, pois somos
sabedores de que uma lousa digital poderia, na pior
das hipóteses, levar os
estudantes a fazer um tour através da arquitetura dos
diferentes agrupamentos
humanos residentes próximos aos diversos meios ambientes e suas
matérias primas,
como por exemplo, as construções de prédios submersos nos oceanos de
Dubai,
Japão...
Foto 3= Professores
oferecem folhas grandes a cada aluno para que individualmente façam
alguma
atividade usando seus estojos de materiais. Não
sei qual foi a atividade proposta,
mas observem que o "modelo estereotipado" da
casa continua a ser projetado.
Após a observação
destas três fotos só posso refletir que mudar é difícil, é muito difícil...
Mais
fácil é fingir que mudamos.
É necessário
ficarmos sempre alertas ao processo que se passa dentro de nossos
paradigmas
para mudarmos, se assim desejarmos. Quais são as crenças que nos fazem
fingir
que mudamos pensando e muitas vezes até afirmando que estamos mudando?
Estejamos atentos,
pois Mudança educacional não depende do externo, do prédio,
da atividade, dos
móveis, da sala, do intervalo de tempo, da tecnologia e muito menos do currículo
que vamos desenvolver com o estudante.
Não basta
introduzir a tecnologia para praticar uma educação moderna.
É necessário
quebrar paradigmas, muros, salas, séries, faixa etária, isolamento
de
professores, isolamento de estudantes...
Se você flagrar
fotos de sala de aula atual que comprovem o moderno ser apenas
“uma cereja no
bolo” ou seja, o moderno estar sobre uma estrutura embolorada e
antiga, some-se
a mim pelos comentários deste artigo ou diretamente pelo
endereço: elypaschoalick@gmail.com
Conheça o III
Manifesto pela Educação onde um grupo de educadores com representação
em quase
todos estados da Federação se disponibilizou para contribuir na construção de
um
sistema educacional que, efetivamente, cumpra a LDBEN e apresenta o
documento
“Mudar a Escola, Melhorar a Educação: Transformar um País”, por
considerar que o
mesmo poderá constituir-se num instrumento de debate e em
efetiva
mudança.
"Mudar a Escola, Melhorar a Educação: Transformar um país."
1- MANIFESTO PARA ASSINAR: http://bit.ly/18QU2V5
whatzApp TIM = 34
92003136
Romanticos Conspiradores
Para solicitações relacionadas a esta lista (como inscrições, desinscrições, mudanças de e-mail, sugestões administrativas, etc), favor endereçar mensagem para Carla Lam - lam@plugnet.com.br.
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