sexta-feira, 9 de maio de 2014

ÓTIMAS DICAS SOBRE EDUCAÇÃO, NOS CINEMAS.

O documentário  Sementes do Nosso Quintal entra em cartaz nos cinemas a partir de 8 DE MAIO.

Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca, Pompéia e Cine Livraria Cultura em São Paulo 
Espaço Itaú de Cinema em Botafogo no Rio de Janeiro

Confiram salas e horários nos jornais e ajudem a divulgar!!!  

Temos um lindo material em mãos para levar adiante, ampliar e aprofundar o debate sobre o reconhecimento e o respeito à cultura da infância, à cultura popular, música, arte, natureza e simplicidade na educação e nas nossas vidas. 
Mais informações no site
http://sementesdonossoquintal.com.br/


Apesar do Amorim Lima divulgar, por e-mail, o filme, "Sementes do Nosso Quintal" é um documentário da diretora Fernanda Heinz Figueiredo lançado na 14.ª edição do Festival de Internacional de Cinema Ambiental, o FICA, que aconteceu em junho de 2012 na Cidade de Goiás, e participou da 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo tendo sido premiado pelo público como melhor documentário brasileiro.

No trailer (o link do site enviei abaixo, no primeiro e-mail), em 01:04 você encontrará a seguinte afirmativa:
"Para vergonha de um Brasil atolado na miséria educacional, a Te-Arte vai ser celebrada em filme. Quando o Sementes for projectado nas telas das nossas salas de cinema, os espectadores poderão ver imagens do que de melhor o Brasil tem." - José Pacheco

O filme mostra o cotidiano da escola de Tearte, da qual a diretora é ex-aluna, localizada no meio de São Paulo, a maior cidade da América Latina, a partir de material gravado durante 4 anos, e nos coloca dentro do quintal dessa escola, um quintal de natureza e vida abundantes, que lembra o quintal de nossa avó, junto de 80 crianças de diferentes idades e adultos.
Temos a chance de acompanhar de perto o trabalho e o pensamento-em-ação da educadora capixaba Thereza Pagani, hoje com 81 anos e em franca atividade, que estabelece um diálogo simples, verdadeiro e ancestral com as crianças, famílias e adultos que estão à sua volta. Personagem controversa e carismática, Therezita, como é chamada, criou o seu trabalho a partir de sua experiência e corpo vividos, e escolheu trazer para dentro da escola a vida da comunidade escolar, trabalhando valores de simplicidade, liberdade, criatividade, respeito ao outro e aos limites, responsabilidade, senso comunitário, beleza, arte e cultura popular, vida e morte.
Aos poucos vemos também surgir como personagem do documentário o próprio espaço escolar, um organismo vivo, orgânico e poético em constante mutação, reflexo das mudanças de estação do ano, do ciclo de festas populares e das atividades que giram em torno do brincar espontâneo, onde as crianças e adultos se conhecem, interagem e crescem.
O documentário fala, sobretudo, de um trabalho atemporal e sem precedentes que lida com as alegrias, complexidades, tristezas e conflitos da vida dentro da escola, fazendo disso o seu principal insumo. Ao mesmo tempo que ficamos fascinados com o diálogo e a transmissão de conhecimento entre a velha e as crianças, certa inquietude sobre a continuidade do trabalho, e quem irá semeá-lo em outros lugares, fica no ar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts