O que é PRINCÍPIO VITAL, segundo a Doutrina Espírita ?
O PRINCÍPIO VITAL
Estudo com base nas questões de 60 à 67 do capítulo IV do livro O Livro
dos Espíritos de Allan Kardec.
Os seres são classificados em dois tipos: Orgânicos e Inorgânicos. Os
orgânicos são aqueles que trazem em si atividades que lhes dá a vida, eles
nascem, crescem, reproduzem-se e morrem. São aqueles que possuem órgãos
especializados para realizar os diferentes atos da vida e apropriados às suas
necessidades de conservação. Já os inorgânicos não possuem vitalidade nem
movimentos próprios, são formados apenas pela agregação da matéria, como os
minerais, a água, o ar, etc. A força que une os elementos materiais é a lei da
atração, que é a mesma tanto para os seres orgânicos como para os
inorgânicos.
A única diferença entre a matéria que forma estes seres está no fato de
que nos seres orgânicos esta é animalizada, e a causa é a sua união com o
princípio vital. A vida é um efeito de uma ação de um agente sobre a matéria,
este sem ela não é vida, da mesma forma que ela sem ele não vive. É este agente
que dá vida aos seres que o absorvem e assimilam.
O princípio vital constitui um dos elementos necessários para a
constituição do Universo, tem como fonte a matéria universal modificada. É um
elemento como o oxigênio, hidrogênio, etc.
O fluido vital tem como sua fonte o fluido cósmico universal, é
conhecido como fluido magnético ou fluido elétrico animalizado. Ele é a ligação
entre o espírito e a matéria. Ele é o mesmo para todos os seres orgânicos,
apenas é modificado segundo as espécies. É ele que dá movimento e atividade e os
distingue dos inorgânicos que apenas recebem o movimento, não o
produzem.
A quantidade de fluido vital não é igual em todos os seres orgânicos,
varia nas espécies e em cada indivíduo. Alguns possuem apenas uma quantidade
suficiente outros estão saturados deste fluido. Por isso alguns indivíduos são
mais ativos e mais enérgicos. Porém esta quantidade de fluido se esgota e pode
ser incapaz de entreter a vida, se não for renovada através da absorção e
assimilação de substâncias que o contém. Um indivíduo pode transmiti-lo a outro
e desta forma aquele que tem em abundância pode dá-lo a quem tem menos e até em
alguns casos voltar uma vida prestes a extinguir-se.
A atividade do princípio vital é mantida durante toda a vida orgânica do
indivíduo, pela ação em conjunto de seus órgãos, estes quando chegam à exaustão
cessam a manutenção da vida e morrem e com isso o princípio vital se
extingue.
O Princípio vital reside no fluido cósmico universal e o espírito tira
deste fluido o seu envoltório semimaterial que constitui o seu perispírito e é
através dele que atua sobre a matéria inerte. Nas movimentações físicas o fluido
vital tem papel fundamental, pois é através dele que um espírito pode mover um
objeto como um copo por exemplo. O espírito não move o copo, mas utilizando da
combinação do fluido vital do médium e do fluido universal ele anima
temporariamente o copo de uma vida fictícia e este obedece à impulsão que o
espírito lhe dá.
Sobre este assunto, o espírito São Luis forneceu importantes
informações, sobre a possibilidade de um espírito aparecer com a solidez de um
corpo vivo ele afirmou que ele combina parte do fluido universal com o fluido
liberado do médium e que é apropriado a esse efeito, este fluido, à sua vontade,
reveste a forma que deseja geralmente impalpável. Este fluido do médium é semi
material e compõe o perispírito como afirmou São Luis:
“3. Esse fluido é material?
- R. Semi-material.
4. É esse fluido que compõe o perispírito?
- R. Sim, é a ligação do Espírito à matéria.
5. É esse fluido que dá a vida, o princípio vital?
- R. Sempre ele; eu disse ligação.” [1]
Kardec então conclui: “Uma vez que o fluido vital, impelido de alguma
sorte pelo Espírito, dá uma vida factícia e momentânea aos corpos inertes, que o
perispírito não é outra coisa que esse mesmo fluido vital, segue-se que quando o
Espírito está encarnado, é ele quem dá vida ao corpo, por meio do seu
perispírito; e fica unido tanto quanto a organização lhe permita; quando ele se
retira, o corpo morre. Agora se, em lugar de uma mesa, se esculpe a madeira em
estátua, e que se atue sobre essa estátua igual que sobre a mesa, ter-se-á uma
estátua que se movimentará, que baterá, que responderá pelos seus movimentos e
seus golpes; ter-se-á, numa palavra, uma estátua momentaneamente animada de uma
vida artificial. Quanta luz essa teoria lança sobre uma multidão de fenômenos
até aqui inexplicados! Quantas alegorias e efeitos misteriosos ela explica! É
toda uma filosofia.” [1]
Ele ainda afirma que o fluido universal é elemento do fluido elétrico e
que envolve os mundos, pois sem o princípio vital nada viveria. Se um homem se
elevasse acima do fluido universal que rodeia os mundos, morreria, porque o
princípio vital se retiraria para juntar-se à massa. É este fluido que anima o
homem. Este é mais ou menos etéreo segundo a natureza do globo, o da Terra é um
dos mais materiais.
Este fluido condensado constitui o perispírito, ou envoltório
semi-material do espírito, na encarnação esse perispírito está unido à matéria
do corpo e na erraticidade, ele está livre.
Allan Kardec, O Livro dos Espíritos, cap IV, Princípio Vital
A Gênese, capítulo X.
O Livro dos Médiuns, capítulo IV, item XIII.
Revista Espírita, junho de 1858
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