quarta-feira, 12 de outubro de 2016

POR QUE É FERIADO DIA 12 DE OUTUBRO? VOCÊ SABE?

Doze de outubro é feriado de Dia da Criança, certo? Errado. Ofi­­cialmente, 12 de outubro é feriado porque é dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A motivação do feriado, porém, é frequentemente esquecida. Em uma simples consulta feita pela Gazeta do Povo nas ruas, a maioria das pessoas esqueceu da santa e citou o Dia da Criança como o motivo do dia de folga.
De acordo com o pároco da Paróquia Nossa Senhora Apa­­recida, padre Pedro Renato Carlesso, a constatação da re­­portagem reflete os dias atuais.Penso que isso é um reflexo daquilo que nós vivemos. Nós vivemos uma crise de valores morais, éticos e religiosos. Acontece o mesmo com o Natal e a Páscoa: há um foco no consumo, diz.
Carlesso defende que o Dia de Nossa Senhora Aparecida é importante não apenas para os católicos, já que a santa é a padroeira do Brasil. “Para nós brasileiros é dia de celebrar a mãe. Não tem ninguém que venha a esse mundo sem a mãe. Foi essa figura de Maria que Jesus nos presenteou na cruz. Ele queria que ela fosse mãe de todos os seus seguidores”, explica.
Para a cientista social Sheilla Figlarz, é importante respeitar as liberdades e a democracia, mas a comemoração do feriado está mais relacionada às convicções religiosas de cada um. “Não sou cristã. Para mim, é feriado porque é feriado, mas, como moro num país cristão, tenho respeito, diz.


Um comentário:

  1. ótimo esclarecimento pois em nossos dias, a grande midia dá mais enfase ao dia das crianças do que ao verdadeiro motivo do feriado nacional.

    ResponderExcluir

SÓ FALTA VOCÊ, MAMÃE

Um ambiente acolhedor para guardar aquela lembrança do Dia das  Mães . Para ficar melhor, só falta você mamãe e os filhos. Agende uma sessão...

Popular Posts