quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O QUE VOCÊ VAI FAZER PELA PAZ?

As ações propostas abaixo, não é para alguém. 
A responsabilidade é de todos nós.
O que VOCÊ vai fazer para colaborar?

Boletim especial para professores.
Kit de materiais facilitadores  para o trabalho 
com a Cultura de paz ) -  segue abaixo...

da amiga Silvia Costa  (Guaxupé  MG).. 

 Dia Internacional da Paz - celebração e mobilização

http://guaxupaz.com.br/web/images/yootheme/logo.png">


BOLETIM ESPECIAL DE SETEMBRO/2013


21 DE SETEMBRO - DIA INTERNACIONAL DA PAZ


 O dia 21 de setembro foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas como o Dia Mundial da Paz, incentivando a cada um de nós a se questionar sobre o seu papel e sua contribuição na construção da paz.

O Dia Internacional da Paz é uma oportunidade para os indivíduos, organizações e nações desenvolverem ações que  conscientizem e mobilizem para a construção de uma cultura de paz e convivência pacífica.

O Movimento de Cultura de Paz de Guaxupé, integrado a outras organizações do país, leva à comunidade local e, a quantos puder alcançar pelo caminho virtual,  o apelo para fazermos a nossa parte.

A Cultura de Paz se insere nos dois pilares da educação: aprender a ser e aprender a conviver,sendo portanto um compromisso dos educadores.

Para facilitar, anexamos alguns subsídios para reflexão e elaboração de ações/ atividades:

A coordenação do Guaxupaz, coloca-se à disposição dos interessados para informações.

Quem achar que este material poderá  ser útil para outras pessoas, favor repassar.
       
 Contato: guaxupaz@guaxupaz.com.br

  



- O Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz/)NU/1999  estabelece oito eixos temáticos para a Cultura de Paz :
Educação para a Paz;  Desenvolvimento Sustentável; Direitos Humanos; Igualdade entre os gêneros ( Homens/Mulheres); Participação Democrática; Entendimento, tolerância e solidariedade; Livre circulação da informação; Paz e segurança internacional.


A ONU definiu Cultura de Paz na Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz, em 13 de setembro de 1999, da seguinte maneira:
“Uma Cultura de Paz é um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados:
- No respeito à vida, no fim da violência e na promoção e prática da não-violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação;


Marcelo Rezende Guimarães
Na ânsia de concretizar um projeto de paz, a humanidade corre o risco de idealizar ou romantizar a paz, podendo fazer do pacifismo um campo muito propício para discursos fáceis e emocionais, ou mesmo um modismo. Daí a importância de superar o conceito de paz como ausência de guerra ou perturbação, evoluindo para uma noção mais positiva, associada às experiências humanas, tais como justiça, igualdade, direitos humanos e democracia.
 A paz mundial - a cura do mundo - é obtida através de um princípio muito simples.Criamos Paz sendo Paz. Esta é a verdade universal que inspirou a Iniciativa de Paz Diária, uma meditação de paz global, coletiva e diária. O propósito é reunir no mínimo de 8.000 pessoas ainda que o desejado seja 144.000 ou mais pessoas, para meditar, orar, sendo vibração de paz por 40 minutos ou mais cada dia no amanhecer ou no por do Sol. Esta poderosa forma-pensamento de paz é suficiente para causar um despertar da consciência global para podermos celebrar plenamente a paz sobre a Terra.

Aproveite esta data para  envolver outras pessoas  e estabelecer parcerias dentro de sua comunidade. Organiza um evento, por mais simples que seja, em escolas, igrejas, bibliotecas, empresas, órgãos públicos. Junte-se  a pessoas de todo o mundo que praticam e promovem a paz.

Hasteie bandeiras, coloque faixas, cartazes estimulando a Convivência pacifica.
   

Algumas obras recomendadas:

A Paz Também se Aprende. 
Naomi Grew; Editora Gaia.
Cultura de Paz  Cristina Von; Editora Peirópolis.
Aprender a Educar para a Paz Marcelo Rezende Guimarães;Editora Rede da Paz.
Cidadãos do Presente: crianças e jovens na luta pela paz M. R. Guimarães; Saraiva

Alguns cartazes para serem reproduzidos e divulgados. Servem também de ponto de partida para criação de outros.


Toque/cante músicas com mensagens de paz, faça circular letras/músicas de qualidade pela internet, nas empresas, nas salas de espera, nos ambientes de entretenimento. Acesse algumas letras e músicas nesta matéria.


Divulgue e circule vídeos com temáticas de paz e não-violência. As estatísticas mostram que um jovem de 14 anos já assistiu a mais de mil assassinatos na televisão
  

Uma vez discutido o tema e participado de vivências e atividades, vamos firmar o nosso compromisso pela construção da paz. Acesse alguns roteiros de comprometimento neste link. Compartilhe com outras pessoas.  

                     - Conviver em Paz nas Cidades- Encontro nacional.


Colabore com a Cultura de Paz repassando este informativo para seus contatos.
        guaxupaz.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts