terça-feira, 24 de setembro de 2013

FLIARAXÁ FEZ UMA VIAGEM NA LITERATURA.

2º FLIARAXÁ FEZ UMA VIAGEM NA LITERATURA
2º. FESTIVAL LITERÁRIO DE ARAXÁ REUNIU 42 IMPORTANTES ESCRITORES, CERCA DE 10 MIL PESSOAS EM TORNO DO TEMA “A VIAGEM NA LITERATURA”, DE 19 A 22 DE SETEMBRO
O Ministério da Cultura e o Circuito CBMM de Cultura apresentaram a segunda edição do Festival Literário de Araxá – Fliaraxá -, que voltou à cidade com uma programação enriquecida por importantes nomes da cultura nacional, prestigiados por um público de cerca  de 10 mil pessoas. Foram quatro dias de intensa atividade, de 19 a 22 de setembro - quinta a domingo -, na Fundação Calmon Barreto, em um dos únicos festivais literários do país com programação totalmente gratuita.
Com curadoria de Afonso Borges - idealizador do Sempre Um Papo, projeto de incentivo ao hábito da leitura criado há 27 anos -, o Festival, uma vez mais, teve programação farta com 42 convidados, oferecendo debates, palestras, lançamentos, oficinas, exibições, sarau e venda de livros a preços populares com opções de obras por até R$ 1,00. Mais de 11 mil exemplares foram comercializados na livraria do evento, que nesta edição contou com 200m² de área, mais que o dobro da edição anterior. O Fliaraxá ocorreu dentro de uma estrutura com mais de 5 mil m² de área utilizada, configurando o segundo maior festival do país, neste quesito.  
Neste ano, o Festival superou fronteiras e se firmou também como um evento virtual, oferecendo transmissão simultânea online no www.fliaraxa.com.br. Mais de 3 mil pessoas acompanharam em tempo real, do Brasil e de diversos países do mundo, as mesas do festival.
Novidade nesta edição: um concurso literário premiou cinco redações de estudantes do ensino fundamental das escolas públicas e privadas de Araxá. Foram, ao todo, 21 escolas participantes, com grande envolvimento dos alunos.  O prêmio foi entregue por Adélia Prado, que se emocionou com a sensibilidade das redações selecionadas. Os textos dos primeiros colocados estão disponíveis no site do Festival.
Com abertura em noite de lua cheia, o Festival levou a Araxá escritores do porte de Adélia Prado, Amyr Klink e família, Ruy Castro, Heloisa Schurmann, Heloisa Seixas, Marcelo Yuka, Laura Muller, Marcia Tiburi, Leila Ferreira, Luiz Ruffato, Humberto Werneck, Mary Del Priore, Paula Pimenta, Roberto Carlos Ramos, Alberto Villas, Cris Guerra, Chico Amaral, Marcel Souto Maior, J. D. Vital, Evandro Affonso Ferreira e Dirceu Ferreira . A manhã de domingo, dia 22, foi reservada para homenagear Vinicius de Moraes, com Caio Junqueira Maciel e Humberto Werneck conversando sobre a sensualidade na obra do poetinha, cujo centenário de nascimento transcorre no dia 19 de outubro deste ano. Poemas foram recitados por Cris Guerra, Leila Ferreira, Afonso Borges e Celso Adolfo e canções do poetinha foram tocadas pela banda da Escola de Música de Araxá.
O Fliaraxá também inovou, trazendo um bate papo com a empresária Angela Gutierrez e Mary Del Priore, em um painel sobre memória e patrimônio; o arquiteto Gustavo Penna, falando sobre Arquitetura e Poesia, o músico Celso Adolfo, falando sobre composição e Guimarães Rosa e Rubinho do Vale, com sua oficina sobre cultura popular. Todas as 40 vagas das oficinas se esgotaram.  E as noites se encerraram com a música instrumental Juarez Moreira e Chico Amaral Quarteto.
Serviço:
2º Festival Literário de Araxá - Fliaraxá
Data: 19 a 22 de setembro, quinta a domingo.
Local: Fundação Cultural Calmon Barreto - Praça Arthur Bernardes, nº 10 - Centro/Araxá
Informações para a imprensa:
Coordenadora de comunicação: Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br
 31 3261-1501 / 31 9204-6367
Jornalismo: Rômulo Medeiros:  romulo@sempreumpapo.com.br
31 3261-1501 / 31 9204-1837

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts