sexta-feira, 27 de setembro de 2013

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR LEITOR.

Minicurso "A Formação do Professor Leitor"

"Gosto de ler por causa
da minha professora."

Dois em cada três adultos que gostam de ler dizem que isso aconteceu graças aos seus professores. Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, educadores chegam a influenciar no gosto pelos livros mais que as mães. No entanto, o mesmo estudo também mostra que entre os atuais não leitores não havia nenhum estímulo ou prática de leitura na sala de aula. Outro desafio: nada menos do que 9% dos professores atuais não gostam de ler, e 26% gosta só um pouco. O professor só formará leitores se ele também for um professor leitor!

As práticas de leitura estão mudando a vida das escolas

As escolas que ocupam as melhores posições nos diversos rankings de indicadores nacionais da Educação têm pelo menos uma coisa em comum: todas elas desenvolvem bons projetos de leitura. Graças a essas práticas, seus alunos melhoraram o rendimento escolar e se sentem mais preparados para novos desafios escolares e para encarar a própria vida e o futuro.

Nós podemos ajudar a sua rede

Nosso minicurso A Formação do Professor Leitor é composto por 2 módulos com um total de 4 horas de duração. Pode ser feito numa manhã ou tarde, em horários destinados à formação do professor.
Destina-se a professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas e privadas e pode ser ministrado em qualquer área do território nacional.
As 2 conferências mesclam visões teóricas e cases que podem ser facilmente multiplicados nas escolas. Ambas têm forte poder para motivar os professores para, a partir de suas próprias experiências pessoais de leitura e exemplos de colegas, fazer a diferença na sala de aula.

Conferência 1

A primeira conferência tem como fio condutor uma conhecida frase (atribuída a diversos pensadores antigos e contemporâneos) sobre a função social da leitura e o poder dos livros para mudar o mundo à medida em que transforma as pessoas. São apresentados casos, relatos e histórias sobre o impacto da leitura na vida de leitores famosos e anônimos que, ao mesmo tempo em que emocionam, ajudam a traçar um retrato bem atual dessa prática no País. Estimulados o tempo todo a interagir e narrar as próprias experiências pessoais de leitura, os participantes são convidados a construir uma nova e instigante percepção de como os livros impactam no desenvolvimento individual e no cotidiano de seus alunos bem como nas comunidades em que vivem. São histórias reais e fascinantes que encantam e comovem por sua força irresistível e transformadora.

Conferência 2

O que pensam, como agem e o que verdadeiramente atrai crianças, adolescentes e jovens para o mundo mágico dos livros. Ao contrário que imagina o senso comum, esses pequenos leitores já estão lendo muito mais por prazer do que por mera obrigação. Um diagnóstico completo sobre o comportamento leitor dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio feito pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil e os livros e autores que fazem a cabeça da juventude leitora. E casos concretos de professores e escolas que estão, com ações simples e fáceis de serem multiplicadas, conseguindo avanços extraordinários, o reconhecimento de suas comunidades e uma grande virada na educação brasileira.

O conferencista: Galeno Amorim

Professor e autor de 16 livros (entre os quais, Retratos da Leitura no Brasil), é consultor internacional em políticas públicas do livro e leitura. Presidiu a Fundação Biblioteca Nacional e o Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e no Caribe (Cerlalc/ Unesco), entre outros. Foi o criador do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), do Ministério da Cultura e Ministério da Educação, e de diversos programas e instituições de fomento à leitura no Brasil. Está à frente do Blog do Galeno, um dos mais influentes nesta área no Brasil, e dirige o Observatório do Livro e da Leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts