Como será a participação de sua escola?
Nos envie a trabalho que estão fazendo, teremos o maior prazer em divulga-lo.
III PRÊMIO EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS
INCLUSIVAS
A Escola Aprendendo com as
Diferenças
O Ministério da
Educação – MEC, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização,
Diversidade e Inclusão – MEC/SECADI, em conjunto com a Organização dos Estados
Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI, com apoio do
CONSED e da UNDIME e patrocínio da Fundação MAPFRE, instituiu o Prêmio
Experiências Educacionais Inclusivas – a escola aprendendo com as diferenças
por meio da Portaria nº. 1.246, de 15 de setembro de 2011, publicada no Diário
Oficial da União – DOU de 16 de setembro de 2011.
O Prêmio
Experiências Educacionais Inclusivas – a escola aprendendo com as diferenças
tem como objetivos a identificação e a valorização de experiências escolares
significativas para o processo de desenvolvimento inclusivo das escolas públicas
brasileiras, com foco na inclusão escolar de estudantes com deficiência,
transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, em
escolas públicas brasileiras.
Em sua primeira
edição, o Prêmio contemplou a temática da gestão dos sistemas de ensino e das
escolas, bem como as práticas pedagógicas de salas de aula, obtendo 713
experiências inscritas, de mais de 420 municípios, das cinco regiões do país.
Também, foi concedida a Menção Honrosa à experiência inclusiva de educação
infantil.
Na segunda edição
do Prêmio, além dos relatos de experiências das secretarias de educação e das
escolas, foram contemplados os textos narrativos produzidos por estudantes da
educação básica, matriculados na educação regular pública. Nessa edição foram
inscritos 738 relatos de experiência.
Considerando a
importância da identificação, valorização e divulgação de tais experiências, na
construção dos sistemas educacionais inclusivos, pensou-se a realização da
terceira edição, visando identificar experiências efetivas de inclusão escolar
de crianças, público alvo da educação especial, matriculadas na educação
infantil.
A educação
infantil, primeira etapa da educação básica, configura-se como um ambiente
privilegiado para a convivência com a diferença. As crianças com qualquer
deficiência, independentemente de suas condições físicas, sensoriais, cognitivas
ou emocionais, são crianças que têm as mesmas necessidades básicas de afeto,
cuidado e proteção, e os mesmos desejos, sentimentos e direitos das outras
crianças, dessa forma, a inclusão na infância é amplamente reconhecida como um
fator fundamental do desenvolvimento global da criança.
A escola como
espaço inclusivo enfrenta inúmeros desafios que devem ser discutidos por toda
comunidade escolar. Essas situações desafiadoras geram novos conhecimentos,
novas formas de interação, de relacionamentos, modificação nos agrupamentos, na
organização e adequação do espaço físico e no tempo didático, o que beneficia a
todas as crianças.
Nesse sentido, serão
premiados os Relatos de Experiências das Secretarias de Educação e das Escolas
Públicas, de educação infantil ou de educação básica com educação infantil.
Também será concedida a Menção Honrosa a curso de formação inicial ou continuada
de professores, que se destaque pela abordagem da educação infantil na
perspectiva inclusiva, contribuindo, dessa forma, para a construção de um
sistema educacional inclusivo.
Período de
inscrições: de 29 de agosto a 12 de outubro de
2013.
Consulte o
regulamento e inscreva-se pelo site http://peei.mec.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário