terça-feira, 24 de setembro de 2013

A INTERNET E NOSSAS MENTES.

O que a Internet está fazendo com nossas mentes ?


   (imagem adicionada por Henrique)
  
Olá a todas/os,
Chamo a sua atenção para meu mais novo artigo,
http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/internet-mentes.html
Transcrevo abaixo o início dele, pulando o índice.Como sempre, críticas e sugestões sao bem vindas.

O QUE A INTERNET ESTÁ FAZENDO COM NOSSAS MENTES?
COM UMA RESENHA DO LIVRO DE NICHOLAS CARR  A GERAÇÃO SUPERFICIAL

Valdemar W. Setzer
www.ime.usp.br/~vwsetzer
Original de 4/3/12 – versão 1.1 de 5/3/12
1. Introdução
Em 2010 saiu o excelente e fascinante livro de Nicholas Carr The Shallows – what the Internet is doing to our brains [2010], que causou um grande impacto no mundo todo, com notícias, entrevistas e resenhas em jornais e revistas [Leite 2010, Castro 2012, Roxo, 2012]. Em 2011 comecei a dar palestras sobre o livro (ver a apresentação em [Setzer 2011a]), tendo a primeira sido gravada pela IPTV da Universidade de São Paulo [Setzer 2011b]. Em dezembro de 2011 foi lançada a tradução do livro que, por sinal, é razoável, com o título A Geração Superficial: o que a internet está fazendo com nossas mentes [Carr 2011].
O impacto do livro deveu-se à qualidade e profundidade do mesmo e às constatações que Carr faz das influências negativas que a Internet exerce sobre seus usuários. No meio do entusiasmo generalizado pela Internet, o livro foi uma verdadeira ducha de água fria, chamando a atenção para vários perigos da mesma e várias de suas influências negativas no indivíduo e na cultura.
O leitor pode ter achado curioso o fato de haver uma única diferença no título deste artigo em relação ao subtítulo do original: a palavra ‘mentes’ em lugar de ‘cérebros’. A razão disso é que considero a mente como sendo muito mais do que o cérebro, englobando este último, como será exposto no item 3. Comentários.
Este artigo segue exatamente a mesma estrutura geral da palestra que tenho dado [Setzer 2011a, 2011b], com uma diferença fundamental: nas palestras é feito um resumo muito mais completo, cobrindo em sequência cada capítulo do livro; no entanto, aqui as citações de trechos do livro são muitíssimo maiores. O detalhamento nas palestras visou chamar a atenção para aspectos históricos e culturais muito importantes presentes no livro, a fim de interessar os ouvintes a o lerem. Neste artigo, no item 2. Resumo do livro será feito um resumo objetivo (isto é, sem comentários sobre o conteúdo), por meio de citações, dos pontos mais importantes do livro, especialmente os que tratam do impacto negativo da Internet. Obviamente, a escolha desses pontos é subjetiva. Como nas palestras, o item 3. Comentários contém observações sobre o livro, usando aqui trechos literais das citações do resumo. O item 4. Complementações contém vários pontos considerados importantes do ponto de vista do impacto da Internet em seus usuários e que não constam do livro. Nele, é dada ênfase especial ao impacto em crianças e jovens, minha grande preocupação com relação ao uso de meios eletrônicos (TV, video games e computadores), como pode ser visto em meu último livro sobre o assunto [Setzer 2005] e nos inúmeros artigos em meu site, especialmente o "Efeitos negativos dos meios eletrônicos em crianças, adolescentes e adultos" [Setzer 2008a], e que traz citações literais de mais de uma centena de livros e trabalhos científicos. Finalmente, o item 5. Recomendações traz algo que também não consta explicitamente do livro: recomendações práticas aos usuários da Internet para contrabalançar, na medida do possível, os efeitos negativos apontados por Carr e por mim, em ações imediatas (isto é, durante o uso da rede) e também a curto e a longo prazo.

Um comentário:

  1. Bem legal, vou continuar pesquisando para ler mais! Zé Milton, embora esteja na internet, todos os blogs estão na internet, mas no caso do seu blog é um excelente canal para abrirmos nossas "mentes", para sabermos o que acontece pelo mundo afora e até mesmo aqui nas cidades vizinhas. Mas o triste disso é que passamos a ter cada dia mais certeza de que Campanha pode, pode muito e não faz nada! Triste constatação. Fábio Gonçalves

    ResponderExcluir

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts