segunda-feira, 9 de setembro de 2013

OS GRIOTS. SABE QUEM SÃO?

Griot contando histórias


Uma das figuras mais instigantes da vida cotidiana da África é a dos contadores de histórias. São os griots. Na tradição africana, o griot é aquele responsável pela manutenção da tradição oral dos povos. Um contador de histórias em torno do qual as pessoas se reúnem para aprenderem sobre si e sobre o mundo.

Essas figuras tradicionais nas sociedades africanas, responsáveis pela transmissão de ensinamentos e de conhecimentos de geração em geração. desde os tempos pré-coloniais contam as origens das aldeias, dos clãs, e das famílias. os acontecimentos que intervieram nas histórias dessas famílias e aldeias, a forma pela qual devem ser praticados os rituais religiosos e as regras a serem observadas na vida.

Em países africanos de fala francesa, como Gana, Mali e Senegal, o contador de história é chamado de griot (griô). Tanto nessa região quanto no restante da África, a função do contador de histórias é altamente valorizada pela sociedade. Atualmente, aliás está havendo um renascer da função do griot. sobretudo por meio da gravação de CDs e da divulgação de sua arte pelos meios de comunicação.

A arte de contar histórias literariamente elaboradas já resultou em quatro prêmios Nobel de Literatura conquistados por africanos: Naguib Mahfouz (Egito), Wole Soyinka (Nigéria), Nadine Gordimer (África do Sul), J.M. Coetze (África do Sul).

Vários e importantes autores do continente escrevem em português. Entre eles, o angolano Agostinho Neto, Luandino Vieira, e José Eduardo Agualusa e o moçambicano Mia Couto. Nas páginas de seus livros podemos conhecer um pouco mais da realidade africana e, ao mesmo tempo, perceber a grande proximidade entre África e Brasil.




 Contos africanos para crianças brasileiras.
Texto de Rogério Andrade Barbosa. Paulinas Editorial.

Nina África. Contos de uma África menina para ninar gente de todas as idades.
Texto de Lenice Gomes, Clayson Gomes e Arlene Holanda. Editora Elementar.

Um comentário:

VENDO ECOSPORT 2.0 CÔR PRETA

 VENDE-SE Veículo ECOSPORT 2.0 ANO 2007 FORD   -  CÔR PRETA KM: 160.000 R$35.000,00 Contato: 9.8848.1380

Popular Posts